Pelo menos dois mortos e 520 mil pessoas retiradas nas Filipinas devido a tufão

Pelo menos duas pessoas morreram nas Filipinas e mais de 520.000 foram retiradas à passagem do tufão Hagupit, que atravessa o arquipélago com ventos de 140 quilómetros por hora e rajadas de até 170 quilómetros por hora.

Segundo a estação de televisão local ANC, as vítimas – uma menina de um ano e um homem de 65 anos – morreram devido a hipotermia na localidade de Estancia, na província de Iloílo, no centro do país.

O tufão, que tocou terra na noite de sábado na localidade de Dolores, na província de Samar Oriental (leste), deslocava-se esta manhã em direção a nor-noroeste à velocidade de 15 quilómetros por hora.

Embora a intensidade da tempestade tenha reduzido e os ventos diminuído de 185 para 140 quilómetros por hora nas últimas 24 horas, o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres advertiu para a necessidade de manter as medidas de precaução em relação ao tufão.

Pelo menos 520.000 foram transportadas para mais de 1.160 centros de evacuação.

No sul da ilha de Leyte, por onde o tufão já passou, alguns dos cidadãos começaram a regressar aos seus lares após a luz verde das autoridades, de acordo com dados do Conselho Nacional.

Em Manila, que se encontra sob nível de alerta 1 – sendo 4 o máximo – as autoridades evacuaram as zonas costeiras. Espera-se que o tufão passe a cerca de 130 quilómteros da capital na noite de hoje ou madrugada de segunda-feira.

Quatro aeroportos mantêm-se encerrados, enquanto as companhias aéreas anunciaram para hoje o cancelamento de mais de 100 voos nacionais e internacionais.

Entre 15 e 20 tufões passam todos os anos pelas Filipinas durante a temporada das chuvas que tem início em junho e vai até novembro.

No ano passado, o tufão Haiyan causou 6.300 mortos, mais de 1.000 desaparecidos, e prejuízos elevados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …