Pelo menos 100 jihadistas morreram em Kobane nos últimos três dias

hinkelstone / Flickr

Dupla explosão durante bombardeamento em Kobena

Dupla explosão durante bombardeamento em Kobena

Pelo menos uma centena de membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreu, nos três últimos dias, nos combates com os curdos, na cidade síria de Kobane, disse hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Entre os mortos encontram-se membros da “polícia religiosa” afeta ao EI, procedentes das províncias de Alepo e Al Raqa, para fazerem cumprir os preceitos radicais do grupo jihadista em Kobane, mas que aderiram aos combates com as Unidades de Proteção do Povo curdo.

Na sexta-feira, à noite, o OSDH revelou a entrada em Kobane, cidade síria na fronteira com a Turquia, de um contingente de 150 curdos iraquianos, em mais de 20 veículos blindados, para combater o grupo Estado Islâmico.

Os 150 “peshmergas” ocuparam hoje posições nas frentes de batalha da cidade, porém, segundo o OSDH, ainda não participaram nos confrontos com o EI.

Nas últimas horas, os intensos combates entre os membros das Unidades da Proteção do Povo curdo e os jihadistas continuaram na zona da mesquita de Al Hach Rachad e na área onde se encontram os edifícios governamentais e de segurança de Kobane.

Os confrontos estenderam-se à estrada para Alepo, a sudoeste da cidade, e os jihadistas têm sido impedidos de avançar.

Ao mesmo tempo, aviões de combate da coligação internacional lançaram vários ataques contra posições jihadistas no sul e no este de Kobane.

Desde o início da ofensiva, a 16 de setembro, Kobane está completamente cercada pelos radicais do EI, exceto a norte, parte que limita com Turquia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.