/

“Pelé” entra como adjectivo no dicionário da Língua Portuguesa

O dicionário da Língua Portuguesa tem mais um adjectivo: Pelé. O nome daquele que é considerado o maior futebolista de todos os tempos é sinónimo de “excepcional, incomparável, único”.

A inclusão de Pelé no dicionário foi o resultado de uma campanha da Fundação Pelé que recolheu 125 mil assinaturas na Internet em poucos meses.

O nome do craque entra assim como adjectivo no dicionário Michaelis, sendo sinónimo de “excepcional, incomparável, único”.

“Aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade, não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos”, lê-se no texto da Michaelis na definição do novo adjectivo.

Ele é o pelé do basquetebol. Ela é a pelé do ténis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira”, acrescenta-se em jeito de exemplos de como o termo pode ser usado.

A campanha da Fundação Pelé foi apoiada pelo Santos, o clube onde “O Rei” jogou a maior parte da sua carreira desportiva, e pelo grupo de comunicação social Globo.

A Academia Brasileira de Letras (ABL), que rege a Língua no país onde vivem dois terços dos falantes de português, lançou o seu próprio dicionário em 2021, mas ainda não inclui a palavra “pelé”.

Pelé, considerado por muitos como o maior jogador de futebol de todos os tempos, morreu a 29 de Dezembro de 2022 aos 82 anos de idade, após a falência de múltiplos órgãos devido ao cancro do cólon de que sofria.

Até agora, é o único jogador a ter ganhado três Taças do Mundo com a sua Selecção Nacional: Suécia 1958, Chile 1962 e México 1970.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.