Pela quarta vez em quase 50 anos, gelo cobriu o deserto do Saara

Na terça-feira passada, um dos lugares mais secos do mundo acordou com uma geada sobrenatural. Foi apenas a quarta vez em quase 50 anos.

No deserto do Saara, no noroeste da Argélia, nos arredores da cidade de Ain Sefra, as dunas de areia foram raiadas com cristais de gelo. O fotógrafo local Karim Bouchetata registou o clima incomum em fotografias e vídeos que, desde então, chegaram às manchetes em todo o mundo.

Ain Sefra fica cerca de 1.000 metros acima do nível do mar e é cercada pelas Montanhas Atlas, perto da fronteira entre a Argélia e o Marrocos. Enquanto as temperaturas do verão na região regularmente sobem acima de 38 graus Celsius, a média dos dias de janeiro é de 14ºC, de acordo com a Sky News.

A exibição de geada na terça-feira passada seguiu-se a uma rara noite de temperaturas de -3°C.

A acumulação de neve e gelo no norte do Saara é incomum, mas não sem precedentes. O gela desta terça-feira marca a quarta vez em 42 anos que Ain Sefra viu neve, com ocorrências anteriores em 1979, 2016 e 2018.

As quedas de neve anteriores foram muito mais pesadas do que a exibição desta semana. Em 2018, algumas áreas do noroeste da Argélia viram até 40 centímetros de neve, enquanto a nevão de 2016 despejou mais de um metro em determinadas regiões, segundo o LiveScience.

O Saara é o maior deserto quente do mundo, estendendo-se por mais de 8,6 milhões de quilómetros quadrados através do norte da África entre o Oceano Atlântico e o Mar Vermelho.

O Saara tem muito mais probabilidade de ver nevões em altitudes mais elevadas, como nas montanhas do Atlas, segundo explica um comunicado da NASA após a queda de neve de 2018, que foi visível do Espaço. O lado marroquino das Montanhas Atlas também viu nevões substanciais em 2005 e 2012, de acordo com a NASA.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E daí!? Onde eu moro só neva de 10 em dez anos (em média)… Que eu me lembre também só nevou umas 3 ou 4 vezes. Se no norte da Argélia só faz geada 4 vezes em 50 anos, também é mais ou menos de 10 em dez anos… Ou seja, é normal.

RESPONDER

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …