Pela primeira vez, um cão robô foi telecomandado por alguém fora da Terra

DLR

Este desenvolvimento pode ser útil em missões de exploração de outros corpos celestes, como Marte, permitindo aos astronautas controlar os robôs a partir das naves em órbita.

Num desenvolvimento revolucionário para a exploração espacial e a robótica, um astronauta humano controlou remotamente, pela primeira vez, um cão robótico de quatro patas a partir do Espaço.

Este feito, realizado pelo astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Marcus Wandt a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), marca uma mudança significativa em relação aos casos anteriores em que apenas robôs com rodas tinham sido controlados do espaço.

Durante o teste “Surface Avatar” realizado em janeiro, Wandt pilotou vários sistemas robóticos na Terra, incluindo um robô semelhante a um cão chamado Bert, desenvolvido pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Este teste é um passo à frente num projeto maior que visa permitir que comandantes humanos operem remotamente robôs noutros corpos celestes, como a Lua ou Marte, enquanto orbitam esses locais, escreve o IFLScience.

Bert, o robô controlado por Wandt, está equipado com pernas projetadas para atravessar diversos terrenos, incluindo áreas inacessíveis a veículos com rodas e pequenas cavernas. Enquanto operava Bert, Wandt guiou o robô através do laboratório de Marte do DLR, utilizando as suas câmaras para inspecionar o terreno.

Além de Bert, Wandt também geriu outros dois robôs: o robô de serviço humanoide da DLR, Rollin’ Justin, e o rover Interact da ESA.

O DLR enfatizou a complexidade da cooperação, não apenas entre humanos, mas também entre diferentes robôs. A recente experiência demonstrou como combinar as habilidades de diferentes robôs pode ser crucial, especialmente em tarefas como construir habitats.

A visão futura é construir e manter estações na Lua e em Marte, incluindo habitats para astronautas, através de robôs guiados por astronautas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.