Pela primeira vez, o Hubble mostrou como cresce um planeta gigante

NASA / ESA / STScI / Joseph Olmsted (STScI)

O telescópio espacial Hubble da NASA está a dar aos astrónomos uma rara visão de um planeta do tamanho de Júpiter, ainda em formação, que se está a alimentar de material ao redor de uma jovem estrela.

Uma equipa de cientistas mediu diretamente, com o telescópio espacial Hubble da NASA, a taxa de crescimento em massa do PDS 70b pela primeira vez, usando as sensibilidades ultravioleta exclusivas do observatório para capturar a radiação de um gás extremamente quente a cair no planeta.

O massivo mundo do tamanho de Júpiter orbita aproximadamente à mesma distância de Urano do Sol, embora se arraste através de gás e poeira à medida que se move através do sistema solar.

O planeta, que se começou a formar há cerca de cinco milhões de anos, pode estar no final do seu processo de formação.

“Não sabemos muito sobre como os planetas gigantes crescem”, disse Brendan Bowler, da Universidade do Texas, em comunicado. “Este sistema planetário dá-nos a primeira oportunidade de testemunhar o material a cair num planeta”.

Este enorme exoplaneta, denominado PDS 70b, orbita a estrela anã laranja PDS 70, que já é conhecida por ter dois planetas em formação ativa dentro de um enorme disco de poeira e gás que circunda a estrela. O sistema está localizado a 370 anos-luz da Terra, na constelação de Centaurus.

“Este sistema é tão emocionante porque podemos testemunhar a formação de um planeta”, disse Yifan Zhou, da Universidade do Texas. “Este é o planeta genuíno mais jovem que o Hubble já fotografou diretamente”.

Com uma juventude de cinco milhões de anos, o planeta ainda está a reunir material e a acumular massa. A sensibilidade à luz ultravioleta (UV) do Hubble oferece uma visão única da radiação de gás extremamente quente a cair no planeta.

“As observações de Hubble permitiram-nos estimar a velocidade com que o planeta está a ganhar massa”, acrescentou Zhou.

As observações permitiram que a equipa medisse diretamente a taxa de crescimento em massa do planeta. O mundo já atingiu até cinco vezes a massa de Júpiter num período de cerca de cinco milhões de anos. A atual taxa de acreção medida diminuiu até ao ponto em que, se a taxa permanecesse estável durante mais um milhão de anos, o planeta aumentaria apenas cerca de 1/100 da massa de Júpiter.

O jovem sistema PDS 70 é preenchido com um disco primordial de gás e poeira que fornece combustível para alimentar o crescimento de planetas em todo o sistema. O planeta PDS 70b é circundado pelo seu próprio disco de gás e poeira que está a sugar material do disco circunstelar muito maior.

Os investigadores levantam a hipótese de que as linhas do campo magnético se estendem do seu disco circunplanetário até à atmosfera do exoplaneta e estão a canalizar material para a superfície do planeta.

“Se esse material seguir colunas do disco para o planeta, causaria pontos quentes locais”, explicou Zhou. “Esses pontos quentes podem ser pelo menos 10 vezes mais quentes do que a temperatura do planeta.”

Essas manchas quentes foram encontradas para brilhar intensamente na luz ultravioleta.

Um desafio para a equipa foi superar o brilho da estrela-mãe. O PDS 70b orbita aproximadamente à mesma distância que Urano do Sol, mas a sua estrela é mais de três mil vezes mais brilhante do que o planeta em comprimentos de onda ultravioleta.

Enquanto Zhou processava as imagens, removeu o brilho da estrela para deixar para trás apenas a luz emitida pelo planeta. Ao fazer isso, melhorou o limite de quão perto um planeta pode estar da sua estrela nas observações do Hubble por um fator de cinco.

As observações mostram como os planetas gigantes gasosos se formaram em torno do nosso Sol há 4,6 mil milhões de anos. Estas descobertas dão novas ferramentas para estudar os planetas em formação que podem ajudar outros astrónomos a aprenderem mais sobre como os planetas gigantes crescem em sistemas solares remotos.

Este estudo foi publicado em abril na revista científica The Astronomical Journal.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …