/

Pela primeira vez, fármaco concebido por IA foi testado em humanos

Medicamento descoberto e concebido por um sistema de inteligência artificial está, pela primeira vez, a ser testado em ensaios clínicos humanos.

O novo medicamento — chamado NS018_055 — foi projetado para tratar a fibrose pulmonar idiopática, doença crónica dos pulmões que provoca dificuldades de respiração, e já foi aprovado para a segunda fase de testes.

“Este é um marco significativo não apenas para nós, mas para todos no campo da descoberta de medicamentos criados por IA”, afirmou Alex Zhavoronkov — CEO da Insillico, empresa chinesa responsável pela inovação — em declarações à NVIDIA, que fornece as unidades de processamento que potenciam o IA da farmacêutica.

Entre promessas ousadas sobre o futuro da empresa, o CEO deixou ainda o lembrete de que o tempo demorado de desenvolvimento de fármacos pode ser altamente reduzido com recurso a IA. Aliás, o NS018_055 demorou apenas 18 meses a ser desenvolvido — um processo que sem IA demoraria cerca de seis anos.

Para criar novas moléculas que podem, eventualmente, ser transformadas em medicamentos, a Insilico tem implantado modelos de IA que podem processar enormes conjuntos de dados de forma rápida e eficiente.

A IA é inicialmente usada para identificar um potencial alvo de um produto farmacêutico e concetualizá-lo. Só depois é que é programado para prever a sua eficácia.

Este é, segundo o Neoscope, o primeiro de 12 medicamentos descobertos pela ferramenta da farmacêutica de Hong Kong a ser aceite para os testes de Fase 2.

“Quando apresentamos nossos resultados pela primeira vez, as pessoas simplesmente não acreditavam que os sistemas de IA pudessem atingir esse nível de diversidade, novidade e precisão”, acrescentou Zhavoronkov. “Agora que temos um pipeline completo de candidatos a medicamentos promissores, as pessoas estão a perceber que realmente funciona”, disse.

No entanto, como todos os outros, o fármaco tem pela frente um processo de anos até poder ser comercializado.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.