Peixe com “dentes humanos” capturado na Carolina do Sul

Pam Corwin / SCDNR

O Departamento de Recursos Naturais da Carolina do Sul, nos EUA, publicou no Facebook uma imagem de um peixe com dentes semelhantes aos humanos e propôs aos seus seguidores para adivinharem a que espécie pertencia.

Na fotografia, só era possível ver a boca e as mandíbulas fechadas: assim, os seguidores da página do Facebook do Departamento de Recursos Naturais da Carolina do Sul não conseguiam observar as características anatómicas que facilitariam chegar à resposta.

A bióloga Pamela Corwin, autora da imagem, não fingiu ter feito nenhuma descoberta. Pelo contrário, partilhou a identificação do peixe capturado, oferecendo aos seguidores o enigma escrito em nome do peixe:

“Precisa de ter licença de pesca em água salgada para capturar-me! Gosto de passar o tempo perto de rochas, docas, recifes e até pontes. Sou conhecido como o peixe condenado, por causa de minhas listas pretas e brancas. Qual é a coisa “mais fixe” sobre mim? Tenho incisivos e molares semelhantes aos humanos para ajudar a esmagar a minha comida e também gosto de camarão e ostras!”.

Depois de várias tentativas, apareceu a resposta oficial: é o sargo-de-dentes – um peixe da família dos esparídeos, típica das águas das Caraíbas, do golfo do México e também ao largo das costas do Atlântico Oeste. A mesma bióloga assegurou que esta espécie é permitida para pesca.

Não obstante, a aparência das suas mandíbulas, quase humanas, é muito incomum mesmo para as regiões do seu habitat, segundo os comentários publicados. É possível notar a diferença quando a boca do peixe está aberta. Neste caso, é visível que os dentes formam ao menos três filas e não uma só, como têm os seres humanos.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …