Pegadas de dinossauros lançam luz sobre a evolução da espécie

A descoberta de dezenas de pegadas de dinossauros com uma antiguidade de 170 milhões de anos na ilha escocesa de Skye, poderá lançar luz sobre a evolução destas espécies durante o período do Jurássico Médio, aponta um estudo divulgado esta terça-feira.

As pegadas, que se descobriram num lago pouco profundo desta ilha situada na costa nordeste da Escócia, pertenceram a exemplares de saurópodos e terópodos que viveram durante o Jurássico médio.

Ambos exemplares podem ter alcançado os dois metros de altura, e enquanto os terópodos eram bípedes, carnívoros e estavam aparentados com o Tyrannosaurus Rex, os saurópodos eram quadrúpedes, herbívoros e caracterizavam-se por ter um pescoço longo de dez ou mais vértebras cervicais.

A descoberta, publicada pela revista Scottish Journal of Geology e liderada por especialistas da Universidade de Edimburgo, foi descrita como “globalmente importante”, já que pode alargar o conhecimento sobre o período histórico do Jurássico Médio, do qual se têm encontrado poucas provas fósseis.

Os investigadores mediram, fotografaram e analisaram perto de 50 pegadas, tarefas que apresentavam dificuldades devido às condições das marés, o impacto da erosão e as mudanças na paisagem.

Esta é a segunda descoberta de pegadas de dinossauros em Skye após a que foi realizada em 2015.

Paige de Polo, o especialista da Universidade de Edimburgo que dirigiu a investigação, destacou que a descoberta das pegadas fez-se “em rochas ligeiramente mais antigas do que as que foram descobertas anteriormente em Duntulm”, também nesta ilha escocesa, e realçou a sua importância para aumentar o conhecimento sobre esta espécie.

“A descoberta demonstra a presença de saurópodos nesta parte do mundo através de uma escala de tempo mais longa do que se conhecia anteriormente”, afirmou.

EFE // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, quer que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd, depois de o ex-polícia Derek Chauvin ter sido …

Fernando Santos abre a porta da seleção a Otávio

O selecionador nacional admitiu a possibilidade de vir a convocar o médio do FC Porto ainda antes do Europeu, que acontece em junho deste ano. Em entrevista à "Bola Branca", da rádio Renascença, Fernando Santos não …

"Comissão de acompanhamento do PRR deve poder travar projetos", diz Costa Silva

António Costa Silva, que presidirá a comissão de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer ter poderes para travar projetos ou para corrigi-los, quando necessário. "Pode haver projetos que são executados, depois faz-se o …