Pedro Proença em risco na Liga de Clubes. Benfica e FC Porto pedem a saída imediata

FPF

A pressão exercida por um grupo de clubes, dos quais se destacam o SL Benfica e o FC Porto, pode levar à demissão de Pedro Proença do cargo de presidente da Liga de Clubes.

O lugar de Pedro Proença na presidência da Liga de Clubes está em risco. Ao que tudo indica, há um movimento de clubes, liderado por SL Benfica e FC Porto, que pede a demissão por não concordar com a forma e conteúdo da liderança do antigo árbitro. A notícia é avançada pela rubrica ‘Bola Branca’, da Rádio Renascença.

A questão foi debatida numa conversa mantida na terça-feira entre dez dos 18 clubes do escalão principal do futebol profissional em Portugal.

Proença foi bastante criticado, com o Benfica a assumir um papel mais interventivo. Ao lado das águias estiveram emblemas como Sporting, Sporting de Braga, Marítimo, Famalicão ou Boavista. FC Porto, Paços de Ferreira ou Vitória de Setúbal não participaram, escreve a Renascença.

Apesar do FC Porto não ter participado na conversa, o Record noticia que os ‘dragões’ também se juntaram à onda de contestação nas últimas semanas. O Sporting, embora tenha apoiado a candidatura de Proença à presidência da Liga, mostra-se insatisfeito e não se deverá opor à sua demissão.

O jornal A BOLA escreve que em causa poderá também estar a decisão de Proença em enviar cartas ao ministro da Economia e ao Presidente da República, nas quais sugeria que o regresso da Liga fosse transmitido na televisão em sinal aberto.

As intenções do presidente da Liga de Clubes terão caído mal entre as operadoras que têm contratos assinados com os clubes da Liga, a NOS e a Altice, e com os clubes que dependem do dinheiro das transmissões televisivas. A NOS, principal patrocinadora da Liga, também suspendeu o pagamento à própria Liga de Clubes nos últimos dois meses, tal como fez junto dos clubes.

Houve polémica à volta de jogos em canal aberto. Temos de proteger quem é verdadeiramente parceiro do futebol. Não se pode esquecer quem patrocina as equipas: a NOS, a Altice, a Sport TV e de alguma forma a Vodafone. Se puderem ter algum benefício, será muito bom para o futebol”, disse a diretora executiva da Liga Portugal, Sónia Carneiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …