Pedro Proença em risco na Liga de Clubes. Benfica e FC Porto pedem a saída imediata

FPF

A pressão exercida por um grupo de clubes, dos quais se destacam o SL Benfica e o FC Porto, pode levar à demissão de Pedro Proença do cargo de presidente da Liga de Clubes.

O lugar de Pedro Proença na presidência da Liga de Clubes está em risco. Ao que tudo indica, há um movimento de clubes, liderado por SL Benfica e FC Porto, que pede a demissão por não concordar com a forma e conteúdo da liderança do antigo árbitro. A notícia é avançada pela rubrica ‘Bola Branca’, da Rádio Renascença.

A questão foi debatida numa conversa mantida na terça-feira entre dez dos 18 clubes do escalão principal do futebol profissional em Portugal.

Proença foi bastante criticado, com o Benfica a assumir um papel mais interventivo. Ao lado das águias estiveram emblemas como Sporting, Sporting de Braga, Marítimo, Famalicão ou Boavista. FC Porto, Paços de Ferreira ou Vitória de Setúbal não participaram, escreve a Renascença.

Apesar do FC Porto não ter participado na conversa, o Record noticia que os ‘dragões’ também se juntaram à onda de contestação nas últimas semanas. O Sporting, embora tenha apoiado a candidatura de Proença à presidência da Liga, mostra-se insatisfeito e não se deverá opor à sua demissão.

O jornal A BOLA escreve que em causa poderá também estar a decisão de Proença em enviar cartas ao ministro da Economia e ao Presidente da República, nas quais sugeria que o regresso da Liga fosse transmitido na televisão em sinal aberto.

As intenções do presidente da Liga de Clubes terão caído mal entre as operadoras que têm contratos assinados com os clubes da Liga, a NOS e a Altice, e com os clubes que dependem do dinheiro das transmissões televisivas. A NOS, principal patrocinadora da Liga, também suspendeu o pagamento à própria Liga de Clubes nos últimos dois meses, tal como fez junto dos clubes.

Houve polémica à volta de jogos em canal aberto. Temos de proteger quem é verdadeiramente parceiro do futebol. Não se pode esquecer quem patrocina as equipas: a NOS, a Altice, a Sport TV e de alguma forma a Vodafone. Se puderem ter algum benefício, será muito bom para o futebol”, disse a diretora executiva da Liga Portugal, Sónia Carneiro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …