Pedro Nuno, o favorito; Montenegro, o honesto

11

ZAP // Hugo Delgado / Lusa; PSD / Flickr

Tem o dobro da influência e é mais competente e solidário — Pedro Nuno seria o melhor primeiro-ministro e tem mais hipóteses de ganhar. Montenegro ganha num parâmetro: é mais honesto.

O líder do Partido Socialista (PS) Pedro Nuno Santos é favorito para ser o próximo primeiro-ministro de Portugal, segundo nova sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF.

O sucessor de António Costa é, com 51% das preferências, o candidato que tem mais hipóteses de ser primeiro-ministro, face a uns muito inferiores 29% do líder do Partido Social-Democrata (PSD), Luís Montenegro.

Enquanto Pedro Nuno é visto como mais competente (38% contra 32%), solidário (38% para 30%) e tem o dobro da influência de Montenegro (52% para 26%), Montenegro é considerado mais honesto (30% para 25%) do que o adversário.

Em termos de confiança para ocupar o cargo de primeiro-ministro, os candidatos estão mais “taco a taco”, embora Pedro Nuno, com 31%, leve o troféu para casa face aos 27% de Montenegro. Com 37% das preferências, Pedro Nuno seria mesmo o melhor primeiro-ministro, enquanto, 34% acha que seria Montenegro.

O apoio do socialista é mais forte entre pessoas com 65 anos ou mais, na Área Metropolitana de Lisboa, na Região Sul e na classe média baixa; Montenegro tem mais apoio na Área Metropolitana do Porto, entre pessoas de 35 a 49 anos e na classe média-alta.

A sondagem revela que Pedro Nuno tem uma vantagem de 22 pontos sobre Montenegro e lidera em todos os segmentos sociodemográficos — incluindo região, género, idade e classe social —, exceto entre os eleitores do PAN e do PSD. Mesmo assim, 29% dos potenciais eleitores do PSD acreditam que Pedro Nuno sucederá António Costa.

Pim-pam-nenhum

Recorde-se que “nenhum dos dois” é a resposta mais frequente em vários parâmetros de avaliação das capacidades de Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro para sucederem a António Costa na liderança do Governo, na mais recente sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios.

Nesta sondagem, 31% dos portugueses não querem nem Luís Montenegro nem Pedro Nuno Santos do PS para sucederem a António Costa. Pedro Nuno lidera ligeiramente nas preferências com 28%, enquanto Montenegro reúne a simpatia de 24% dos inquiridos.

O inquérito, que avalia a impressão dos portugueses sobre os dois líderes partidários em diversos aspectos, revela uma clara desconfiança do eleitorado, visto que “nenhum dos dois” foi a resposta mais frequente em quase todos os parâmetros.

Montenegro foi também considerado o mais honesto (22,9% contra 17,2%), trabalhador e responsável (23,7% contra 20%) do que Pedro Nuno Santos — apesar de, novamente, a resposta mais dada ser “nenhum”.

Tanto o líder do PS como do PSD são ainda amplamente rejeitados quando se pergunta aos portugueses se lhes emprestariam dinheiro (64,2%), se lhes pediriam conselhos financeiros (53,2%) ou se aceitariam jantar com eles (55%).

ZAP //

11 Comments

  1. Isso, os tribunais irão esclarecer, se a construção da moradia em ARU pode ou não ser considerado reabilitação. O edifício é totalmente novo, segundo vi numa reportagem hoje mesmo, no lugar de um edifício antigo e degradado. Não é reabilitação do edifício original, com aproveitamento de partes significativas, mas é reabilitação do lote urbano. O próprio artigo que define se é ou não reabilitação, e como tal passível de aplicação de IVA 6%, é ambíguo.

  2. Perguntaram ao Montenegro se a sua campanha se vai concentrar em reabilitar o país ou em construir um país novo. Ele respondeu reabilitar que assim poupa o IVA e o IMI.

  3. Como é que é possível em pleno século 21 ainda haver eleitores a pensar em votar nestes corruptos! MEU DEUS! Ganhem juizo, a politica nao pode ser clubismo! Isto não é uma questão de gosto. É uma questão de lógica, e a logica dita que estes partidos que sempre estiveram no poder não são de confiança para gerir o país! Ou acham que 50 anos foi pouco tempo?

  4. – O Pedro Nuno Santos é a continuidade do António Costa mas, com ideologia e politicas mais à esquerda. Ele também não o nega. O que se pretende de um líder ? Que seja competente e honesto! O Pedro Nuno Santos não é esta pessoa. Ele já deu provas no terreno, como ministro, de que não é! Vai ser dificil tirar esta malta do Poder – vamos ver até lá – porque estão em todas as camaras, juntas de freguesia, associações, instituições, etc … são um POLVO! A Função Pública que anda na rua em manifestações contra o Governo PS, são votantes PS ! Portanto, os portugueses que querem mudar esta situação GRAVE em que se encontra o País tem que se unir.

  5. Deste dois excluo já o Montenegro uma cópia do famigerado Pacos Cornelho que foi o apostador da austeridade , impostos abusivos, roubou os reformados, falências de empresas como a da construção em que os empreiteiros e empregados tiveram que ir para o estrangeiro a venda da EDP aos chineses, privatização dos CTT e a Portugal telecom. A austeridade dizia ele que era para ficar. A banca e os grandes grupos económicos eram as suas políticas neoliberais que deixaram o empregado à mercê do patronato. O ordenado mínimo nunca seria aumentado, nem os reformados . Um Chega que traz a Le Pen a Portugal está tudo dito. Um IL que quer tudo privatizado está tudo dito.

  6. Um governo com casos de corrupção todas as semanas é que é! Viva os portugueses corruptos que continuam a querer governos corruptos! Uma reabilitação de uma moradia é que é a grande desonestidade, isso comparado com leis à medida, desvio de dinheiro e droga em casa de ministros é a verdadeira desonestidade, não é?
    Ganhe o PS para acabarmos com o que resta da saúde, da educação, da habitação e tanto mais que já destruíram. Que ganhe o PS com um ditador de esquerda para sermos uma Venezuela e termos uma guerra civil em poucos anos.
    Que vergonha!

  7. O Montenegro é a continuidade do Cavaquismo e Passismo, do qual foi ministro. Vamos voltar ao mesmo. Promessas não faltam., mas depois vamos ouvir novamente “não pode ser, deixaram isto pior do que julgamos” mas os amigos a encher, estão cheios de fome.
    Já vi este filme!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.