/

Pedro Machete deverá ser o novo presidente do Constitucional (mas Marcelo preferia uma mulher)

Pedro Machete deverá ser o próximo presidente do Tribunal Constitucional (TC), mas a decisão ainda não está fechada porque a direção do PSD e o Presidente da República não chegaram a acordo.

De acordo com o Público, Pedro Machete será o juiz mais bem colocado para ser o sucessor de Joaquim Sousa Ribeiro como presidente do Tribunal Constitucional. O magistrado está no Palácio Ratton desde 2012, quando foi cooptado entre os outros juízes (e não através de nomeação partidária).

No entanto, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa preferia que o tribunal fosse presidido por um dos novos membros prestes a entrar, nomeadamente Margarida Salema, que está desde 2009 à frente da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos e será um dos cinco novos juízes a entrar no TC até setembro.

presidencia.pt

Joaquim de Sousa Ribeiro, Presidente do Tribunal Constitucional

Joaquim de Sousa Ribeiro, Presidente do Tribunal Constitucional

Para que isso aconteça, Margarida Salema terá de ser indicada pelo PSD como candidata a juiz-conselheira.

O Público descreve um acordo tácito na Assembleia da República que dita que o cargo de presidente do TC, com mandatos de quatro anos e meio, seja ocupado alternadamente por um juiz próximo do PS ou do PSD. Já que Sousa Ribeiro é considerado de esquerda, o próximo presidente deveria ser indicado pela direção social-democrata.

No entanto, como a nomeação ocorre a par da substituição de outros quatro juízes, o Presidente da República entende que este pode ser o momento para o Constitucional quebrar a tradição e inovar na escolha da liderança.

Dos 13 juízes-conselheiros que compõem o Tribunal Constitucional, dez são eleitos pela Assembleia da República – tradicionalmente cinco juízes de carreira e cinco juristas com carreira feita fora dos tribunais – e três são cooptados pelos eleitos.

O Público adianta ainda que o PSD podera nomear na sua quota Carlos Blanco de Morais, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, vice-presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e antigo assessor constitucional de Cavaco Silva.

Do lado do PS, um dos nomes indicados poderá ser Jorge Reis Novais, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e antigo assessor constitucional do presidente Jorge Sampaio.

O mandato do atual presidente, Joaquim Sousa Ribeiro, termina em junho.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.