Limites às reformas antecipadas aguardam assinatura de Cavaco

A partir de março há novas regras para quem queira pedir a reforma antecipada, que passam a estar suspensas para quem tenha entre 55 e 60 anos e menos de 40 anos de descontos, mas o diploma ainda aguarda a assinatura de Cavaco.

O ministro da Segurança Social, José Vieira da Silva, apontava para a entrada em vigor do decreto-lei que volta a restringir o acesso às reformas antecipadas na Segurança Social para o mês de março. A partir da aprovação do diploma, só poderão pedir a pensão antecipada os que tenham mais de 60 anos de idade e 40 de descontos.

No entanto, o diploma foi aprovado em Conselho de Ministros a 18 de fevereiro e seguiu para Belém para promulgação ou veto do Presidente da República, mas até agora não houve decisão de Belém.

O Diário Económico refere que, de acordo com o diploma, as novas regras entram em vigor no dia seguinte à publicação em Diário da República, pelo que ainda não é certo o dia em que estas passam a valer.

Portanto, tiver 55 anos de idade e 30 anos de serviço e estiver a pensar em pedir a reforma antecipadas, deve fazê-lo logo que possível, antes que sejam postas em prática as novas limitações pelo Ministério da Segurança Social.

As pensões antecipadas são penalizadas com um corte de 13,34% pela via do factor de sustentabilidade, somando-se uma penalização de 0,5% por cada mês de antecipação face à idade legal da reforma, que é de 66 anos e dois meses.

Vieira da Silva anunciou o novo regime das reformas antecipadas numa tentativa de evitar “armadilhas de empobrecimento como a das reformas antecipadas”, alertando para o facto de muitas pessoas saírem penalizadas com os valores auferidos.

De acordo com as novas regras aplicadas pelo atual Governo, os trabalhadores que pedirem a pensão antecipada têm agora 30 dias para decidir, com base na estimativa apresentada, se pretendem avançar para a reforma antecipada com a respectiva penalização ou se preferem continuar no ativo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …