Peças históricas roubadas de castelo britânico. Uma das joias pertenceu a Maria da Escócia

Mark Tollerman / Wikimedia

Castelo de Arundel, Inglaterra

A polícia britânica está a procurar um grupo de ladrões que invadiu um castelo no sul de Inglaterra e fugiu com artefactos “insubstituíveis”, incluindo itens de ouro e prata no valor de mais de 1 milhão de libras.

O alerta foi dado quando os alarmes do Castelo de Arundel começaram a tocar na noite de sexta-feira, por volta das 22h30.

No assalto, foram roubadas peças de “grande importância histórica” que foram retiradas à força de uma das vitrines do castelo, pode ler-se no comunicado da Polícia de Sussex.



Entre os artefactos roubados estavam taças de coroação e contas de ouro do rosário carregadas por Maria, Rainha dos Escoceses, quando foi executada em 1587 por ordem da sua prima, a Rainha Elizabeth I. A polícia referiu, em comunicado, que as contas do rosário são uma peça “insubstituível” do património nacional.

“Os itens roubados têm um valor monetário significativo, mas, como artefactos únicos da coleção do duque de Norfolk, têm uma importância histórica incomensuravelmente maior e inestimável”, afirmou um porta-voz da Arundel Castle Trustees.

Neste sentido, foi pedido que “qualquer pessoa com informações se dirija à polícia para ajudar a devolver os tesouros aos seus devidos lugares”.

De acordo com a CNN, a polícia está agora a investigar um veículo abandonado encontrado em chamas numa vila próxima, logo após o roubo.

A detetive Molly O’Malley, do Departamento de Investigação Criminal de Chichester, apelou à população para se manifestar caso tivesse visto qualquer atividade suspeita ao redor do castelo nos dias anteriores ao assalto.

O Castelo de Arundel foi construído no final do século XI por Roger de Montgomery, Conde de Arundel, de acordo com o site do monumento.

O local acabou por ser ficar danificado devido a dois cercos durante a Guerra Civil Inglesa em meados do século XVII, e o restauro não foi realizado até cerca de 1718.

No entanto, um projeto de restauração completo foi concluído em 1900 por Henry, 15.º Duque de Norfolk (1847-1917), que acabou por instalar luz elétrica e aquecimento central no castelo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …