Encontrada peça perdida do Shakespeare espanhol

Museo Lázaro Galdiano

Escritor espanhol Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635)

Yo he hecho lo que he podido, Fortuna lo que ha querido. Foi encontrada uma peça perdida de Félix Lope de Vega y Carpio, também conhecido como Shakespeare espanhol, na Biblioteca Nacional da Espanha.

Um estudo recente revelou que uma peça encontrada na Biblioteca Nacional da Espanha é uma obra de Lope de Vega, embora nem sequer constasse da lista de obras perdidas do autor.

A primeira edição de Yo he hecho lo que he podido, Fortuna lo que ha querido foi datada entre 1632 e 1634, ou seja, pouco antes da morte do dramaturgo, em 1635. Segundo o The Times, a cópia foi falsamente atribuída a Miguel Bermúdez, um ator e escritor do século XVII.

Os investigadores descobriram que as métricas incomuns dos versos eram idênticas às usadas por Lope de Vega nos seus últimos anos de vida. Além disso, a peça inclui versos de outras obras do autor espanhol.

Apelidado de “Shakespeare espanhol” e de “Fénix do Raciocínio”, Lope de Vega trocou farpas com Cervantes, que invejava o seu sucesso enquanto dramaturgo, e escreveu uma produção prodigiosa de cerca de 500 obras, 80 das quais consideradas obras-primas.

A descoberta de uma peça escrita pelo dramaturgo, mas publicada com outro nome, despertou a curiosidade dos estudiosos. Abraham Madroñal, professor de Espanhol na Universidade de Genebra, foi o responsável pela descoberta e revelou que a obra pode ter sido propositadamente mal atribuída por conter uma mensagem política desafiadora.

A obra defende Gonzalo Fernández de Córdoba, irmão do Duque de Sessa, patrono de Lope de Vega e bisneto do herói espanhol “El Gran Capitán”, famoso pela sua conquista da Granada moura e das vitórias na Itália.

Fernández de Córdoba foi julgado por Filipe IV pelos seus fracassos militares. Segundo Abraham Madroñal, o dramaturgo tinha a intenção de lembrar ao monarca a dívida da Espanha para com a sua família e obter o seu perdão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …