Uma peça da Lego pode demorar até 1.300 anos a degradar-se no oceano

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, concluiu que uma peça de plástico da Lego pode demorar entre 100 a 1.300 anos a degradar-se no oceano.

Para chegar a esta conclusão, os especialistas analisaram peças de plástico desta marca dinamarquesa que deram à costa no sudoeste de Inglaterra.

De forma individual, os cientistas confirmaram a idade das peças recolhidas e pesaram-nas, comparando depois os seus dados a peças equivalentes da mesma marca não utilizadas, detalha o jornal britânico The Independent.

Os resultados da investigação, esta semana publicados na revista científica especializada Environmental Pollution, revelaram que as peças da Lego podem demorar entre 100 a 1.300 anos até se degradarem nos nossos oceanos.

“O Lego é um dos brinquedos infantis mais populares de todos os tempos e parte do seu apelo sempre passou pela sua durabilidade”, começou por explicar Andrew Turner, líder do projeto e professor associado de Ciências Ambientais.

E continuou: “Foi especificamente projetado para ser atirado manipulado e, portanto, não pode ser particularmente surpreendente que, apesar de estar no mar durante décadas, que não se tenha desgastado significativamente (…) Ainda assim, a extensão total da sua durabilidade foi uma surpresa até para nós“, disse.

O especialista alerta ainda que estas peças podem tornar-se em pequenas partículas (microplásticos), que têm sido associadas a problemas nos ecossistemas marinhos.

“As peças que testamos foram suavizadas e descoloridas e algumas das estruturas fraturaram-se e fragmentaram-se, sugerindo que, para além das peças que permanecem intactas, outras há que se poderiam decompor em microplásticos”.

Por isso, frisou, é importante “que as pessoas descartem adequadamente os itens usados, garantindo que estes não apresentem problemas para o meio ambiente”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque raio haveríamos de descartar peças LEGO, ou até deitá-las no oceano? Como elas duram assim tanto tempo (isto é positivo, quer dizer que são de boa qualidade), passem-nas aos descendentes ou a quem queira, foi o que fiz com as minhas peças – dei-as ao meu sobrinho e ele agora adora construir com LEGO.

    As suas especificações vão permanecer compatíveis durante muito tempo. Peças feitas no início da década de 1980 dão-se muito bem com peças feitas em 2019.

    • Exacto – Reduzir; Reutilizar; Reciclar! Cidadania neste particular é procurar reduzir o nosso impacto individual, reutilizar na medida do possível e descartar os resíduos adequadamente exigindo aos poderes públicos que existam as estruturas que permitam a adequada separação e valorização.

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …