PCP acusa SIC de querer “difamar” o Avante! após exibição de capa falsa do The New York Times

O PCP acusa a SIC de “anti-comunismo” e de pretender “difamar” o partido e a Festa do Avante! após a exibição de uma capa falsa do jornal The New York Times (NYT) que andou a circular pelas redes sociais.

Essa capa tinha como título “Portugal vai ter uma festa de suicídio colectivo chamada ‘Avante!’ com 33,000 visitantes”.

A SIC usou essa capa que resulta de uma montagem enganosa para apresentar a notícia do jornal norte-americano sobre o facto de a Direcção Geral de Saúde ter autorizado a realização da Festa do Avante! com mais de 16 mil pessoas, apesar de reconhecer o “risco real” de contágio.

“Partido Comunista Português recebe OK.” Festa do Avante! é notícia no The New York Times

O assunto foi abordado pelo NYT, mas não na capa, nem nos termos em que é apresentado na imagem falsa exibida pela SIC.

À primeira vista, é possível detectar que o tipo de letra usado no título alusivo ao Avante! é diferente do resto das notícias, o que já indica que se trata de uma montagem falsa. Além disso, uma das notícias reporta para a vitória de Bolsonaro nas presidenciais do Brasil que aconteceu em 2018.

A desmontagem do engano já tinha sido feita nas redes sociais ao longo a tarde. E o site Polígrafo tinha publicado uma peça a explicar que tinha sido “manipulada digitalmente”.

Ainda durante o Jornal da Noite, cerca de 15 minutos depois do erro, a SIC fez um mea culpa, com a jornalista Clara de Sousa a pedir “desculpa pelo lapso aos telespectadores, ao Partido Comunista e à organização da Festa do Avante!”.

O subdirector da SIC, Bernardo Ferrão, reforçou o pedido de desculpas através de uma publicação no Twitter, onde salientou que foi “obviamente um erro na escolha da imagem para o vídeo wall“.

Bernardo Ferrão é apresentador da rubrica “Polígrafo” que é exibida no Jornal da Noite da SIC e que se dedica a desfazer enganos motivados por fake news. Mas esta capa falsa passou-lhe ao lado.

O director de informação da SIC, Ricardo Costa, também já veio falar num “erro visual” em resposta a comentários feitos no Twitter.

Mas para os comunistas o caso ilustra “a cegueira e a ânsia de difamar o PCP e a Festa do «Avante!»”. “O anti-comunismo da SIC tem destas coisas”, aponta o partido numa publicação no Twitter, sustentando que o uso da capa falsa “no seu principal noticiário para sustentar o ataque à Festa do Avante! mostra a falta de credibilidade e de rigor de quem usa assim esta estação de televisão”.

 

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não foi só a questão da capa falsa. É que não foi mesmo publicada qualquer notícia no NYT sobre o assunto nas páginas interiores, ao contrário do que o ZAP diz. Luís Aguiar-Conraria tem toda a razão: só jornalistas incompetentes é que se acreditariam que o NYT dá alguma importância a estas tricas nacionais, ou mesmo a outros assuntos para nós relevantes. Como diz o pivot da SIC: tenham noção.

RESPONDER

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …