PCP acusa SIC de querer “difamar” o Avante! após exibição de capa falsa do The New York Times

O PCP acusa a SIC de “anti-comunismo” e de pretender “difamar” o partido e a Festa do Avante! após a exibição de uma capa falsa do jornal The New York Times (NYT) que andou a circular pelas redes sociais.

Essa capa tinha como título “Portugal vai ter uma festa de suicídio colectivo chamada ‘Avante!’ com 33,000 visitantes”.

A SIC usou essa capa que resulta de uma montagem enganosa para apresentar a notícia do jornal norte-americano sobre o facto de a Direcção Geral de Saúde ter autorizado a realização da Festa do Avante! com mais de 16 mil pessoas, apesar de reconhecer o “risco real” de contágio.

“Partido Comunista Português recebe OK.” Festa do Avante! é notícia no The New York Times

O assunto foi abordado pelo NYT, mas não na capa, nem nos termos em que é apresentado na imagem falsa exibida pela SIC.

À primeira vista, é possível detectar que o tipo de letra usado no título alusivo ao Avante! é diferente do resto das notícias, o que já indica que se trata de uma montagem falsa. Além disso, uma das notícias reporta para a vitória de Bolsonaro nas presidenciais do Brasil que aconteceu em 2018.

A desmontagem do engano já tinha sido feita nas redes sociais ao longo a tarde. E o site Polígrafo tinha publicado uma peça a explicar que tinha sido “manipulada digitalmente”.

Ainda durante o Jornal da Noite, cerca de 15 minutos depois do erro, a SIC fez um mea culpa, com a jornalista Clara de Sousa a pedir “desculpa pelo lapso aos telespectadores, ao Partido Comunista e à organização da Festa do Avante!”.

O subdirector da SIC, Bernardo Ferrão, reforçou o pedido de desculpas através de uma publicação no Twitter, onde salientou que foi “obviamente um erro na escolha da imagem para o vídeo wall“.

Bernardo Ferrão é apresentador da rubrica “Polígrafo” que é exibida no Jornal da Noite da SIC e que se dedica a desfazer enganos motivados por fake news. Mas esta capa falsa passou-lhe ao lado.

O director de informação da SIC, Ricardo Costa, também já veio falar num “erro visual” em resposta a comentários feitos no Twitter.

Mas para os comunistas o caso ilustra “a cegueira e a ânsia de difamar o PCP e a Festa do «Avante!»”. “O anti-comunismo da SIC tem destas coisas”, aponta o partido numa publicação no Twitter, sustentando que o uso da capa falsa “no seu principal noticiário para sustentar o ataque à Festa do Avante! mostra a falta de credibilidade e de rigor de quem usa assim esta estação de televisão”.

 

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não foi só a questão da capa falsa. É que não foi mesmo publicada qualquer notícia no NYT sobre o assunto nas páginas interiores, ao contrário do que o ZAP diz. Luís Aguiar-Conraria tem toda a razão: só jornalistas incompetentes é que se acreditariam que o NYT dá alguma importância a estas tricas nacionais, ou mesmo a outros assuntos para nós relevantes. Como diz o pivot da SIC: tenham noção.

RESPONDER

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …