PCP acusa SIC de querer “difamar” o Avante! após exibição de capa falsa do The New York Times

5

O PCP acusa a SIC de “anti-comunismo” e de pretender “difamar” o partido e a Festa do Avante! após a exibição de uma capa falsa do jornal The New York Times (NYT) que andou a circular pelas redes sociais.

Essa capa tinha como título “Portugal vai ter uma festa de suicídio colectivo chamada ‘Avante!’ com 33,000 visitantes”.

A SIC usou essa capa que resulta de uma montagem enganosa para apresentar a notícia do jornal norte-americano sobre o facto de a Direcção Geral de Saúde ter autorizado a realização da Festa do Avante! com mais de 16 mil pessoas, apesar de reconhecer o “risco real” de contágio.

O assunto foi abordado pelo NYT, mas não na capa, nem nos termos em que é apresentado na imagem falsa exibida pela SIC.

À primeira vista, é possível detectar que o tipo de letra usado no título alusivo ao Avante! é diferente do resto das notícias, o que já indica que se trata de uma montagem falsa. Além disso, uma das notícias reporta para a vitória de Bolsonaro nas presidenciais do Brasil que aconteceu em 2018.

A desmontagem do engano já tinha sido feita nas redes sociais ao longo a tarde. E o site Polígrafo tinha publicado uma peça a explicar que tinha sido “manipulada digitalmente”.

Ainda durante o Jornal da Noite, cerca de 15 minutos depois do erro, a SIC fez um mea culpa, com a jornalista Clara de Sousa a pedir “desculpa pelo lapso aos telespectadores, ao Partido Comunista e à organização da Festa do Avante!”.

O subdirector da SIC, Bernardo Ferrão, reforçou o pedido de desculpas através de uma publicação no Twitter, onde salientou que foi “obviamente um erro na escolha da imagem para o vídeo wall“.

Bernardo Ferrão é apresentador da rubrica “Polígrafo” que é exibida no Jornal da Noite da SIC e que se dedica a desfazer enganos motivados por fake news. Mas esta capa falsa passou-lhe ao lado.

O director de informação da SIC, Ricardo Costa, também já veio falar num “erro visual” em resposta a comentários feitos no Twitter.

Mas para os comunistas o caso ilustra “a cegueira e a ânsia de difamar o PCP e a Festa do «Avante!»”. “O anti-comunismo da SIC tem destas coisas”, aponta o partido numa publicação no Twitter, sustentando que o uso da capa falsa “no seu principal noticiário para sustentar o ataque à Festa do Avante! mostra a falta de credibilidade e de rigor de quem usa assim esta estação de televisão”.

 

SV, ZAP //

5 Comments

  1. Não foi só a questão da capa falsa. É que não foi mesmo publicada qualquer notícia no NYT sobre o assunto nas páginas interiores, ao contrário do que o ZAP diz. Luís Aguiar-Conraria tem toda a razão: só jornalistas incompetentes é que se acreditariam que o NYT dá alguma importância a estas tricas nacionais, ou mesmo a outros assuntos para nós relevantes. Como diz o pivot da SIC: tenham noção.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.