/

Faz pequenas pausas antes de responder a uma questão? Pode parecer menos sincero

Costuma fazer pequenas pausas antes de responder a uma questão? Este comportamento pode fazer com que a resposta pareça menos sincera e confiável, de acordo com uma nova investigação da American Psychological Association.

Segundo a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Journal of Personality and Social Psychology, nestas situações, o silêncio parece dizer muito mais do que a próprias palavras.

Quando as pessoas hesitam antes de responder a uma questão, fazendo uma pausa mesmo que por breves segundos, as respostas são entendidas como menos sinceras e confiáveis, situação que não se verificaria se fossem respondidas imediatamente.

Em comunicado, a equipa responsável pela investigação frisa que, quanto mais longa for a hesitação, menos sincera parecerá a respetiva resposta.

“Avaliar a sinceridade de outras pessoas é uma parte omnipresente e imporante das interações sociais. A nossa investigação mostra que a velocidade com que a resposta surge é uma pista importante na qual as pessoas baseiam as suas inferências de sinceridade“, explicou o autor principal do estudo, Ignazio Ziano, citado na mesma nota.

Para chegar a esta conclusão, a equipa conduziu uma série de procedimentos que envolveram a participação de mais de 7.500 pessoas residentes no Estados Unidos, Reino Unido e França. Os voluntários ouviram parte de um áudio, viram um vídeo ou leram o relato de uma pessoa a responder a uma pergunta simples. Em cada cenário, o tempo de resposta variava entre o imediato e um atraso de dez segundos.

Em todos os procedimentos, os participantes consideram de forma consistentes as respostas “atrasadas” como menos sinceras, independentemente da questão, que podia ser “inofensiva”, sobre um bolo, ou mais séria, relacionada com um crime.

Na globalidade, remata Ziano, esta investigação mostra que sempre que há uma pergunta que exige uma resposta as respostas rápidas parecem ser mais sinceras, seja numa conversa informal ou numa entrevista de emprego.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.