Coligação chumbada. Paulo de Morais avança pelo Nós, Cidadãos!

Paulo de Morais vai ser o cabeça-de-lista do Nós, Cidadãos! às eleições europeias. A coligação com o MPT – Movimento Partido da Terra foi rejeitada pelo Tribunal Constitucional, pelo que o seu partido avançará com uma candidatura individual.

O partido Nós, Cidadãos!, apresentou esta segunda-feira a sua candidatura às eleições europeias de 26 de maio. A lista é encabeçada pelo líder do movimento Transparência e Integridade, Paulo de Morais, ex-candidato à presidência da República e ex-vice-presidente de Rui Rio na Câmara Municipal do Porto.

A coligação entre MPT e o Nós, Cidadãos! tinha sido inicialmente rejeitada pelo Tribunal Constitucional, mas os dois partidos decidiram apresentar recurso. Segundo avança o Observador, depois de reavaliarem o pedido, os juízes do Palácio Ratton chumbaram mais uma vez a candidatura.

Apesar de não incorporar a candidatura ao Parlamento Europeu, a lista conta com o apoio do eurodeputado José Inácio Faria. Paulo de Morais terá também o apoio de Isabel Sande e Castro.

Inácio Faria considera “lamentável” o facto de a sua coligação ter sido rejeitada. “O Tribunal Constitucional deu um tiro no próprio pé ao bloquear a participação do Partido da Terra nesta eleições europeias”, acrescentou o político.

O Partido da Terra atravessa atualmente uma crise, com José Inácio Faria e Luís Vicente a reclamarem a liderança do partido. Esta é possivelmente a razão que terá levado o Tribunal Constitucional a chumbar a coligação dos dois partidos às Europeias.

Em declarações ao Observador, Paulo de Morais confirmou a sua candidatura e definiu o principal objetivo da sua candidatura: “voltar a colocar o cidadão no centro da agenda política nacional e europeia”.

Apesar da coligação ter sido chumbada, a estrutura da candidatura deverá manter-se a mesma. Esta será a primeira vez que o partido Nós, Cidadãos! avança para as eleições europeias.

Paulo de Morais foi candidato à presidência da República em 2016, tendo reunido cerca de 100 mil votos. Com 2,16% dos votos, o político de 55 anos ficou no 7º posto, logo atrás de Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.