Paula Rego expõe 50 obras no Museu de Arte Contemporânea da Galiza

Miguel Teixeira / Flickr

A Casa das Histórias de Paula Rego

A Casa das Histórias de Paula Rego

A pintora Paula Rego vai expor 50 obras, algumas inéditas, no Museu de Arte Contemporâneo (MAC), na Galiza, a partir de quinta-feira, naquela que será a maior retrospetiva da artista portuguesa em Espanha desde 2007.

Contactada pela agência Lusa, fonte do MAC indicou que a exposição de Paula Rego  se intitula “Fábulas Reais”, e ficará patente até 14 de setembro.

Com esta exposição, o MAC pretende apresentar “uma retrospetiva do percurso da pintora naquela que será uma das mostras mais completas dedicadas à artista em Espanha”, adiantou esta entidade à Lusa.

Na exposição – comissariada por Marisa Oropesa e María Toral – vão estar incluídas algumas obras inéditas em Espanha, como “Oratório”, apresentada no Reino Unido, em Portugal e no Brasil, “Os músicos”, já apresentada em Portugal, e outras provenientes da galeria que representa a artista, a Marlborough Fine Art de Londres.

Segundo o museu, será apresentada publicamente, pela primeira vez, a obra “The Servant”.

A última grande retrospetiva de Paula Rego em Espanha foi feita no Museu Rainha Sofia, em Madrid, em 2007, com cerca de duzentas obras.

A pintora portuguesa, de 78 anos, radicada em Londres, descrita pelo MAC como “uma das vozes mais influentes do panorama artístico internacional”, começou a desenhar ainda criança e partiu para a capital britânica com apenas 17 anos para estudar na Slade School of Fine Art.

Ali viria a conhecer o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias, em Cascais.

No Museu de Arte Contemporânea Gas Natural Fenosa da Galiza (MAC), a retrospetiva será iniciada com obras dos anos 1960, em estilo neodadaísta, passando progressivamente para fases posteriores, mais figurativas.

José Luís Agapito / Flickr

A pintora Paula Rego

A pintora Paula Rego

Na pintura de Paula Rego surgem muitas imagens típicas da infância, por vezes fetichistas e até traumáticas, relacionadas com a violência, e os animais são muitas vezes os protagonistas da sua linguagem pictórica.

Nas últimas décadas, a pintora tem abordado na sua obra temas sociais como o abuso de poder, a política e o aborto, entre outros do universo feminino.

Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …