Paula Rego expõe 50 obras no Museu de Arte Contemporânea da Galiza

Miguel Teixeira / Flickr

A Casa das Histórias de Paula Rego

A Casa das Histórias de Paula Rego

A pintora Paula Rego vai expor 50 obras, algumas inéditas, no Museu de Arte Contemporâneo (MAC), na Galiza, a partir de quinta-feira, naquela que será a maior retrospetiva da artista portuguesa em Espanha desde 2007.

Contactada pela agência Lusa, fonte do MAC indicou que a exposição de Paula Rego  se intitula “Fábulas Reais”, e ficará patente até 14 de setembro.

Com esta exposição, o MAC pretende apresentar “uma retrospetiva do percurso da pintora naquela que será uma das mostras mais completas dedicadas à artista em Espanha”, adiantou esta entidade à Lusa.

Na exposição – comissariada por Marisa Oropesa e María Toral – vão estar incluídas algumas obras inéditas em Espanha, como “Oratório”, apresentada no Reino Unido, em Portugal e no Brasil, “Os músicos”, já apresentada em Portugal, e outras provenientes da galeria que representa a artista, a Marlborough Fine Art de Londres.

Segundo o museu, será apresentada publicamente, pela primeira vez, a obra “The Servant”.

A última grande retrospetiva de Paula Rego em Espanha foi feita no Museu Rainha Sofia, em Madrid, em 2007, com cerca de duzentas obras.

A pintora portuguesa, de 78 anos, radicada em Londres, descrita pelo MAC como “uma das vozes mais influentes do panorama artístico internacional”, começou a desenhar ainda criança e partiu para a capital britânica com apenas 17 anos para estudar na Slade School of Fine Art.

Ali viria a conhecer o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias, em Cascais.

No Museu de Arte Contemporânea Gas Natural Fenosa da Galiza (MAC), a retrospetiva será iniciada com obras dos anos 1960, em estilo neodadaísta, passando progressivamente para fases posteriores, mais figurativas.

José Luís Agapito / Flickr

A pintora Paula Rego

A pintora Paula Rego

Na pintura de Paula Rego surgem muitas imagens típicas da infância, por vezes fetichistas e até traumáticas, relacionadas com a violência, e os animais são muitas vezes os protagonistas da sua linguagem pictórica.

Nas últimas décadas, a pintora tem abordado na sua obra temas sociais como o abuso de poder, a política e o aborto, entre outros do universo feminino.

Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …