Paula Rego expõe 50 obras no Museu de Arte Contemporânea da Galiza

Miguel Teixeira / Flickr

A Casa das Histórias de Paula Rego

A Casa das Histórias de Paula Rego

A pintora Paula Rego vai expor 50 obras, algumas inéditas, no Museu de Arte Contemporâneo (MAC), na Galiza, a partir de quinta-feira, naquela que será a maior retrospetiva da artista portuguesa em Espanha desde 2007.

Contactada pela agência Lusa, fonte do MAC indicou que a exposição de Paula Rego  se intitula “Fábulas Reais”, e ficará patente até 14 de setembro.

Com esta exposição, o MAC pretende apresentar “uma retrospetiva do percurso da pintora naquela que será uma das mostras mais completas dedicadas à artista em Espanha”, adiantou esta entidade à Lusa.

Na exposição – comissariada por Marisa Oropesa e María Toral – vão estar incluídas algumas obras inéditas em Espanha, como “Oratório”, apresentada no Reino Unido, em Portugal e no Brasil, “Os músicos”, já apresentada em Portugal, e outras provenientes da galeria que representa a artista, a Marlborough Fine Art de Londres.

Segundo o museu, será apresentada publicamente, pela primeira vez, a obra “The Servant”.

A última grande retrospetiva de Paula Rego em Espanha foi feita no Museu Rainha Sofia, em Madrid, em 2007, com cerca de duzentas obras.

A pintora portuguesa, de 78 anos, radicada em Londres, descrita pelo MAC como “uma das vozes mais influentes do panorama artístico internacional”, começou a desenhar ainda criança e partiu para a capital britânica com apenas 17 anos para estudar na Slade School of Fine Art.

Ali viria a conhecer o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias, em Cascais.

No Museu de Arte Contemporânea Gas Natural Fenosa da Galiza (MAC), a retrospetiva será iniciada com obras dos anos 1960, em estilo neodadaísta, passando progressivamente para fases posteriores, mais figurativas.

José Luís Agapito / Flickr

A pintora Paula Rego

A pintora Paula Rego

Na pintura de Paula Rego surgem muitas imagens típicas da infância, por vezes fetichistas e até traumáticas, relacionadas com a violência, e os animais são muitas vezes os protagonistas da sua linguagem pictórica.

Nas últimas décadas, a pintora tem abordado na sua obra temas sociais como o abuso de poder, a política e o aborto, entre outros do universo feminino.

Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.