Patrões pedem a Costa “mais Siza Vieira e menos Centeno”

Paulo Novais / Lusa

António Costa

Os patrões pediram “mais Siza Vieira e menos Centeno”. António Costa respondeu que os ministros das Finanças e da Economia são os seus dois “pontas-de-lança”.

Os patrões parecem não ter dúvidas sobre quem governará nos próximos quatro anos. Esta quinta-feira, João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços, apresentou uma série de reivindicações para a próxima legislatura, presumindo que António Costa continuará a ser primeiro-ministro.

No próximo Governo “queremos mais Siza Vieira e menos Centeno“, disse o presidente da CCP, citado pelo Expresso. Ou seja, “mais Economia e menos Finanças”.

Na resposta, António Costa assumiu-se como “um capitão de equipa feliz“, por poder contar “não só com dois pontas-de-lança, um nas Finanças e outro na Economia, mas também com um excelente armador de jogo no Ministério do Trabalho”.

“Verdadeiramente, foi este triângulo virtuoso que permitiu nestes quatro anos podermos ter estabilidade política e recuperar a credibilidade internacional do país, que foram as condições fundamentais para podermos ter crescimento, mais e melhor emprego e a redução das desigualdades”, continuou Costa, fazendo um balanço da legislatura.

Mas a lista das reivindicações dos patrões não ficou por aqui. Vieira Lopes reivindicou prioridade à concretização do Programa Nacional de Investimentos (PNI), a participação dos parceiros sociais na discussão prévia do próximo quadro de fundos europeus, “uma espécie de ministério das cidades” e o “alívio da carga fiscal” para as empresas.

O primeiro-ministro reconheceu a importância de cada questão, apresentou os resultados económicos alcançados pelo Governo e sublinhou a ideia de que se a carga fiscal subiu foi porque a economia cresceu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais Siza e menos Centeno??.. Pois or oligarcas dava-lhes jeito para esperemer a população como um sumo. Já À população dá mais jeito um Centeno do que um Siza.

    siza só mesmo o arquitecto.

RESPONDER

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …