Patinagem, surf e karaté entre as novas modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

xascotx / Flickr

Aos 21 anos, o brasileiro Gabriel Medina é campeão do mundo de surf, uma modalidade dominada por americanos e australianos

O Comité organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 anunciou esta segunda-feira as oito novas modalidades pré-selecionadas, entre as quais se incluem a patinagem, o surf e o karaté.

A estas juntam-se o basebol/softbol, como uma única modalidade, o squash, o bowling, a escalada desportiva e o wushu, uma arte marcial chinesa, desportos que serão escrutinados nos próximos dois meses, com reuniões em Tóquio com as respetivas federações.

Esta lista, proposta pelo comité de organização de Tóquio 2020, será depois apresentada ao Comité olímpico Internacional (COI) antes de 30 de setembro e uma decisão final será tomada em congresso, no Rio de Janeiro, em agosto de 2016.

“Não há nenhuma objeção. A decisão [sobre os oito] foi tomada por unanimidade”, comentou Fujio Mitarai, o presidente da comissão responsável pelo acréscimo de modalidades, sem dar mais detalhes.

A inclusão destas modalidades beneficiará os Jogos, face à sua popularidade junto dos adeptos japoneses, além de capitalizarem novos adeptos em todo o mundo.

“A promoção do movimento olímpico e dos seus valores, especialmente junto da juventude, faz parte dos critérios de seleção”, justificou Mitarai, exemplificando a popularidade que o bowling ou surf têm junto das gerações mais novas.

O basebol e o softbol são extremamente importantes no Japão e já fizeram parte do programa dos Jogos de Pequim 2008, sendo que o basebol é um desporto profissional no país e os seus melhores atletas jogam na principal Liga, nos Estados Unidos.

Para a pré-seleção foram apresentadas candidaturas de 26 federações, ficando de fora modalidades como o sumo – muito tradicional no Japão -, o pólo e o bridge.

Nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, entrarão modalidades como o golfe e o râguebi de sete.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …

NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 …

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …