Mascar pastilha elástica pode ajudar a perder peso

Mastigar pastilha elástica durante o exercício físico pode ser um aliado contra o excesso de peso em homens com mais de 40 anos, ao incitá-los a caminhar mais rápido.

Se procura uma boa solução para perder peso sem esforço, esta é uma dica que não custa experimentar: cientistas chineses acreditam que mastigar pastilha elástica durante o exercício físico pode ser uma combinação poderosa contra o excesso de peso.

“Combinar exercício físico e pastilha elástica pode ser uma maneira eficaz de controlar o peso”, escrevem os investigadores na revista Journal of Phisical Therapy Science, citados pela AFP.

Na apresentação da investigação no Congresso Europeu sobre a Obesidade, em Viena, os investigadores disseram que esta técnica pode ser particularmente eficaz em países como o Japão, em que andar é “o meio de transporte mais utilizado”.

Embora estudos anteriores já tivesse descoberto que o mastigar de pastilhas elásticas aumentava o gasto de energia em pessoas em descanso, este estudo, segundo a Sábado, é o primeiro dedicado aos efeitos da pastilha elástica em pessoas enquanto andam.

No estudo, os investigadores examinaram “o ritmo cardíaco, a distância percorrida, a velocidade de marcha, o número de passos e gasto energético” de 46 atletas japoneses, com idades compreendidas entre os 21 e os 69 anos.

A estes atletas foi pedido que caminhassem ao seu “ritmo natural” durante 15 minutos numa pista de atletismo. Metade mastigou duas pastilhas elásticas durante o percurso e a outra metade ingeriu os ingredientes das pastilhas em forma de pó dissolvido em água.

No final, perceberam que aqueles que mastigavam pastilha elástica apresentaram, globalmente, uma frequência cardíaca mais elevada. Além disso, osefeitos eram mais visíveis em homens com mais de 40 anos. Quando mastigavam pastilha elástica, tendiam a andar mais rápido, percorrendo uma maior distância, o que os fazia gastar mais calorias.

A ligação entre mastigar pastilha elástica e andar não foi estudada aprofundadamente. Porém, a equipa de investigadores especula que a razão por detrás destes resultados é a “sincronização cardio-locomotora” – o fenómeno no qual os batimentos cardíacos representam um ritmo correspondente a um movimento repetitivo, como é o mastigar da pastilha.

Este estudo tinha como objetivo encontrar uma solução para a obesidade. “Métodos preventivos e tratamentos eficazes são necessários”, referiram os investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E mascar pastilha induz em erro o nosso corpo através do mastigar, que inicia a digestão, e consequentemente, aumenta a acidez no estômago, causando, a longo prazo, úlceras.

    • jo man !
      ulceras, ursas e alguns ursos, as ultimas são as piores !!!

      agora mais a serio,
      não necessariamente , como carradas de pastilhas e não tenho …

      é mais mito, é o que eles (medicos) acham que devia acontecer ….

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …