/

Mascar pastilha elástica pode ajudar a perder peso

4

Mastigar pastilha elástica durante o exercício físico pode ser um aliado contra o excesso de peso em homens com mais de 40 anos, ao incitá-los a caminhar mais rápido.

Se procura uma boa solução para perder peso sem esforço, esta é uma dica que não custa experimentar: cientistas chineses acreditam que mastigar pastilha elástica durante o exercício físico pode ser uma combinação poderosa contra o excesso de peso.

“Combinar exercício físico e pastilha elástica pode ser uma maneira eficaz de controlar o peso”, escrevem os investigadores na revista Journal of Phisical Therapy Science, citados pela AFP.

Na apresentação da investigação no Congresso Europeu sobre a Obesidade, em Viena, os investigadores disseram que esta técnica pode ser particularmente eficaz em países como o Japão, em que andar é “o meio de transporte mais utilizado”.

Embora estudos anteriores já tivesse descoberto que o mastigar de pastilhas elásticas aumentava o gasto de energia em pessoas em descanso, este estudo, segundo a Sábado, é o primeiro dedicado aos efeitos da pastilha elástica em pessoas enquanto andam.

No estudo, os investigadores examinaram “o ritmo cardíaco, a distância percorrida, a velocidade de marcha, o número de passos e gasto energético” de 46 atletas japoneses, com idades compreendidas entre os 21 e os 69 anos.

A estes atletas foi pedido que caminhassem ao seu “ritmo natural” durante 15 minutos numa pista de atletismo. Metade mastigou duas pastilhas elásticas durante o percurso e a outra metade ingeriu os ingredientes das pastilhas em forma de pó dissolvido em água.

No final, perceberam que aqueles que mastigavam pastilha elástica apresentaram, globalmente, uma frequência cardíaca mais elevada. Além disso, osefeitos eram mais visíveis em homens com mais de 40 anos. Quando mastigavam pastilha elástica, tendiam a andar mais rápido, percorrendo uma maior distância, o que os fazia gastar mais calorias.

A ligação entre mastigar pastilha elástica e andar não foi estudada aprofundadamente. Porém, a equipa de investigadores especula que a razão por detrás destes resultados é a “sincronização cardio-locomotora” – o fenómeno no qual os batimentos cardíacos representam um ritmo correspondente a um movimento repetitivo, como é o mastigar da pastilha.

Este estudo tinha como objetivo encontrar uma solução para a obesidade. “Métodos preventivos e tratamentos eficazes são necessários”, referiram os investigadores.

ZAP //

4 Comments

  1. E mascar pastilha induz em erro o nosso corpo através do mastigar, que inicia a digestão, e consequentemente, aumenta a acidez no estômago, causando, a longo prazo, úlceras.

    • jo man !
      ulceras, ursas e alguns ursos, as ultimas são as piores !!!

      agora mais a serio,
      não necessariamente , como carradas de pastilhas e não tenho …

      é mais mito, é o que eles (medicos) acham que devia acontecer ….

      • LOL
        Não quer dizer que toda a gente que masca pastilhas ganhe “úrsulas”, mas aumenta a probabilidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.