Passos, Costa e Catarina estão hoje em Bruxelas

eppofficial / Flickr

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

Os líderes do PSD, PS e Bloco de Esquerda estarão esta quinta-feira em Bruxelas, palco de uma cimeira de líderes da União Europeia, mas com as atenções centradas na situação política em Portugal.

Num contexto de impasse político em Portugal, na sequência das eleições legislativas de 4 de outubro, Pedro Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins reunir-se-ão hoje com as respetivas famílias políticas europeias, antes do início dos trabalhos do Conselho Europeu, no qual Passos representará Portugal enquanto primeiro-ministro em exercício.

Passos Coelho participará na reunião do Partido Popular Europeu, a maior família política europeia, enquanto António Costa estará na reunião do Partido Socialista Europeu, nos encontros que tradicionalmente antecedem os Conselhos Europeus, indicaram à Lusa fontes partidárias.

Ambos deverão dar conta às respetivas famílias políticas europeias do processo em curso em Portugal para a formação do Governo, na sequência das eleições legislativas, que a coligação formada por PSD e CDS venceu, mas sem maioria absoluta, o que levou a uma sucessão de reuniões entre partidos, em busca de um compromisso para um “governo estável”, mas até agora inconclusivas.

Além de Passos e Costa, também Catarina Martins, a porta-voz do Bloco de Esquerda, a terceira força política mais votada nas eleições de 04 de outubro, e que também tem estado em conversações com os socialistas, estará na quinta-feira em Bruxelas, para se reunir com a presidente do Grupo da Esquerda Unitária.

Relativamente ao Conselho Europeu, que terá início às 16h00 locais (15h00 de Lisboa), a crise migratória voltará a dominar a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, com os líderes a analisarem se as medidas já adotadas ao nível europeu são suficientes.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que anunciou na quarta-feira a intenção de concluir os trabalhos da cimeira ainda hoje à noite (inicialmente a reunião deveria prolongar-se até sexta-feira ao início da tarde), indicou na tradicional carta-convite dirigida aos líderes europeus que já será possível “fazer uma primeira avaliação” das medidas acordadas pelos 28 na cimeira extraordinária de setembro passado.

Os líderes europeus deverão designadamente analisar se as medidas já adotadas e/ou decididas no quadro da resposta da União Europeia à crise de refugiados “são suficientes para conter novos fluxos migratórios” no futuro, e, neste contexto, discutir uma revisão das atuais regras europeias de gestão de pedidos de asilo (a chamada convenção Dublin) e um reforço das fronteiras externas, incluindo a criação de um corpo de guardas-fronteiriços europeu.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E o triste o Jerónimo ? Não lhe pagaram o bilhete ? Será que não houveram umas sobras da festa do Avante ? A Catarina pode juntar-se aio Siriza, aue lá falam todios Grego por isso esteja à vontade. O Costa não sei se ainda fala “Concani” lá da Índia. É que assim falava sózinho que ninguém o entendia. Será que ainda representa alguém mesmo apenas do PS ?

  2. Será que não deviam primeiro resolver o problema de Portugal, é por estas e por outras que se vê a realidade de que somos totalmente dependentes da Europa e do seu domínio, até para se resolver problemas internos de governos do nosso próprio Pais se tem de ir beijar o anel da Europa, a Pais triste o nosso, lá se vão mais uns milhares só para isto e claro estamos nós mal de finanças fará se estivéssemos saudáveis .

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …