Passos, Costa e Catarina estão hoje em Bruxelas

eppofficial / Flickr

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

Os líderes do PSD, PS e Bloco de Esquerda estarão esta quinta-feira em Bruxelas, palco de uma cimeira de líderes da União Europeia, mas com as atenções centradas na situação política em Portugal.

Num contexto de impasse político em Portugal, na sequência das eleições legislativas de 4 de outubro, Pedro Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins reunir-se-ão hoje com as respetivas famílias políticas europeias, antes do início dos trabalhos do Conselho Europeu, no qual Passos representará Portugal enquanto primeiro-ministro em exercício.

Passos Coelho participará na reunião do Partido Popular Europeu, a maior família política europeia, enquanto António Costa estará na reunião do Partido Socialista Europeu, nos encontros que tradicionalmente antecedem os Conselhos Europeus, indicaram à Lusa fontes partidárias.

Ambos deverão dar conta às respetivas famílias políticas europeias do processo em curso em Portugal para a formação do Governo, na sequência das eleições legislativas, que a coligação formada por PSD e CDS venceu, mas sem maioria absoluta, o que levou a uma sucessão de reuniões entre partidos, em busca de um compromisso para um “governo estável”, mas até agora inconclusivas.

Além de Passos e Costa, também Catarina Martins, a porta-voz do Bloco de Esquerda, a terceira força política mais votada nas eleições de 04 de outubro, e que também tem estado em conversações com os socialistas, estará na quinta-feira em Bruxelas, para se reunir com a presidente do Grupo da Esquerda Unitária.

Relativamente ao Conselho Europeu, que terá início às 16h00 locais (15h00 de Lisboa), a crise migratória voltará a dominar a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, com os líderes a analisarem se as medidas já adotadas ao nível europeu são suficientes.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que anunciou na quarta-feira a intenção de concluir os trabalhos da cimeira ainda hoje à noite (inicialmente a reunião deveria prolongar-se até sexta-feira ao início da tarde), indicou na tradicional carta-convite dirigida aos líderes europeus que já será possível “fazer uma primeira avaliação” das medidas acordadas pelos 28 na cimeira extraordinária de setembro passado.

Os líderes europeus deverão designadamente analisar se as medidas já adotadas e/ou decididas no quadro da resposta da União Europeia à crise de refugiados “são suficientes para conter novos fluxos migratórios” no futuro, e, neste contexto, discutir uma revisão das atuais regras europeias de gestão de pedidos de asilo (a chamada convenção Dublin) e um reforço das fronteiras externas, incluindo a criação de um corpo de guardas-fronteiriços europeu.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E o triste o Jerónimo ? Não lhe pagaram o bilhete ? Será que não houveram umas sobras da festa do Avante ? A Catarina pode juntar-se aio Siriza, aue lá falam todios Grego por isso esteja à vontade. O Costa não sei se ainda fala “Concani” lá da Índia. É que assim falava sózinho que ninguém o entendia. Será que ainda representa alguém mesmo apenas do PS ?

  2. Será que não deviam primeiro resolver o problema de Portugal, é por estas e por outras que se vê a realidade de que somos totalmente dependentes da Europa e do seu domínio, até para se resolver problemas internos de governos do nosso próprio Pais se tem de ir beijar o anel da Europa, a Pais triste o nosso, lá se vão mais uns milhares só para isto e claro estamos nós mal de finanças fará se estivéssemos saudáveis .

RESPONDER

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …