//

Passos chama reviralho ao programa do PS

18

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu esta quinta-feira que a privatização da TAP protege o serviço público e acusou a esquerda de ter um “programa estrutural de reversão da economia”, que apelidou de “reviralho”.

“Nós nos últimos anos fizemos reformas importantes. Ainda hoje, a privatização da TAP, que será assinada pela Parpública, representa o fim de um ciclo decisivo para Portugal para proteger o serviço público, pondo com dono empresas que tinham um dono que não cuidava delas e por isso eram os portugueses que pagavam os seus défices e os seus desmandos”, afirmou Pedro Passos Coelho.

“Há quem diga que o Comité Central do Partido Comunista não resistiu à CGTP, porque a CGTP precisava das empresas de transportes para continuar a viver e precisava de voltar atrás em tudo o que foi a reforma laboral e de contratação e negociação coletiva que nós decidimos para continuar a sobreviver”, acrescentou o primeiro-ministro.

“Mas se é realmente isto que está em causa, reverter medidas estruturais que nós fizemos ao mesmo tempo que tratávamos da emergência, então o que se promete não é o fim da austeridade nem a estabilidade na vida dos portugueses, é um autêntico reviralho“, declarou.

Na sua conceção original, o “reviralho” designava a oposição à ditadura saída do golpe de 28 de Maio de 1926 e que deu origem ao Estado Novo.

O líder social-democrata introduziu esta questão ao dizer que a posição comum que adotam PS, BE, PCP e PEV “não é apenas aumentar despesa e reduzir receita para agravar as contas públicas, é também proceder ao maior programa estrutural de reversão da economia portuguesa“.

Segundo Passos Coelho, o programa que a oposição promete aplicar se for governo “é o reviralho, e o reviralho não está em condições de garantir a ninguém o crescimento da economia, o progresso social e financiamento do Estado social”.

Não é com o reviralho que nós conseguiremos andar para a frente“, acrescentou.

“É uma falta de respeito pelos portugueses que não têm dinheiro, que têm menos recursos, portanto, por um país pobre, dizer-se: o que o senhor tem de ser rico, o que o senhor tem é de gastar, são os países que mais gastam e que mais ricos são os que mais crescem”, disse o líder do PSD.

“Olhem-me esta conversa. E dizem que andaram a fazer doutoramentos para fazer esta conversa. Como é que os países pobres em todo o mundo não se lembraram disto? Porque é que o Governo que nos antecedeu não se lembrou disto?”, ironizou.

/Lusa

18 Comments

  1. A sobrevivência da CGTP pilar do PCP em causa… Privatize-se a exploração comercial dos transportes e termina o embuste das greves no sector em prejuízo único dos utentes que pagam antecipadamente os passes! E são de esqª! Quem não se lembra do que essa gente da extrema esqª fez à indústria pesada de Portugal. metalomecânica, e construção naval – Setnave, Lisnave, Sorefame, Transtejo, Metro, Carris etc, etc. anos a fio ???

    • O sonho de qualquer nacional socialista de classe alta é ter uma empresa pública para manter o seu “status quo”. Não havendo empresas públicas lá vão eles ter que ser realmente aquilo que afirmam ser: trabalhadores!

  2. O homem está mesmo desesperado e perdeu a vergonha; se não tiver a bengala do Srº Silva de Belém não me parece que tenha estaleca politica para continuar como lider da oposição nem como lider do psd.

    • Encontrou vossemecê a vergonha? É que com tanta gente a perder a vergonha na assembleia da república já você podia ter um poucochinho e ficar mais gordo!

      Desesperado estou eu que não tenho um trabalho desde 2011 e que vejo que os poucos tostões que amealhei em melhores tempos podem ser comidos pela tia Catarina Belzebu …

      • Então o amigo ficou sem emprego no ano em que a dupla Coelho e Portas entram ao serviço, não consegui arranjar mais nada pois as politicas desses dois foram de tal forma severas que o desemprego subiu estrondosamente, provávelmente já estará numa idade em que esses neo liberais o consideram obsoleto e dispensável, viu concerteza a sua idade para se reformar aumentar e a reforma diminuir e mesmo assim continua a apoiar as politicas que lhe prejudicaram a vida e o consideram redundante como profissional e mesmo como pessoa??
        Bem, cada um sabe de si…

      • Meu caro amigo. O meu desemprego é culpa do Sócrates e a minha área de actuação é a mais castigada da crise (a construção). Como poderia atribuir a culpa ao governo cessante se eles se fizeram o que já devia ter sido feito desde 2005 que era parar com as despesas de grandes obras públicas?

        A idade de reforma não é problema para mim. Sou ainda um jovem, pelos novos padrões, com 31 anos. mas desde já lhe digo que a mesma deve subir para compreender o aumento da esperança média de vida. quando foi estabelecida em 65 anos não tínhamos a mesma esperança média de vida nem a mesma quantidade de população acima da idade de reforma. O que não se pode pagar não é sustentável!

        E já agora. Quando estou preocupado é com o estado ser tomado por alguém que diz que não quer pagar a sua dívida. Eu emprestei o meu dinheiro ao estado. Não é para estar preocupado?? O emprego é outra história porque afinal sou um rico desempregado!

      • tú és um paspalho bacoco lacaio desta canalha que quer levar o país a um ponto de ruptura sem retorno, que nem compor a tua estória sabes. és desempregado da construção desde do tempo de sócrates (época em que estava a funcionar em força) mas defendes quem a teu ver fez o que devia ter sido feito desde 2005, que foi acabar com ela. GENIAL.

  3. Este desgraçado desgovernante que nos caiu em cima já nem sabe como dar á volta ao seu grande problema que é: abandonar a cadeira de onde roubou tanto os portugueses, que pelos vistos ainda tem alguns que o apoiam. Triste povo que tem tanta cegueira e doenças do foro visual e psíquico.

    • O problema não é desses que percebem os méritos de governar sob assistência financeira externa e ganharem as eleições… É dos outros em estado de euforia que requerem química de psiquitria!

    • O meu amigo devia colocar os óculos antes de falar em cegueira e doenças do foro visual. As doenças de índole psíquica não lhe vou comentar porque se diz que não se devem contrariar os loucos.

    • Completamente de acordo, Sr. Francisco Pratas. Como é possível que depois deste tipo ter feito tudo o que fez e depois de os portugueses terem passado pelo que passaram nos últimos 4 anos, ainda tenham votado maioritariamente na coligação? É quase incompreensível!

      • … Forma tentada :
        a) Lá em casa o pai, sustento da família, endividou-se até aos entrefolhos – Sócrates;
        b) Posto fora de casa fica a mulher e os filhotes adultos, restando-lhe um pequeno pé de meia debaixo do colchão – Governo de coligação-Troika:
        c) A mãe explica ao filhos o que é fazer das tripas coração para sobreviver – Ajustamento;
        Restam 2 cenários
        1- Os que percebem, os solidários com a situação que colaboram no ajustamento – Votam na coligação
        2- Os estroinas ou alianados que em desvario até contra a mãe se viram, e muitos deles com dívidas de casa, carro, electrodomésticos, plasmas, TM’s 6 porque lhes custa deixarem de ser profissionais dos empréstimos que não têm condições nem vontade de os pagar – Vocês, estroinas ou alianados.

      • vai aprender a escrever. não admira esta gente ainda ter tantos votos para além daqueles que aldrabararam.

  4. O reviralho é o Costa ter sido o nº2 do Sócrates (com a justiça a morder-lhe os calcanhares) e pedir a mão à extrema esqª para ser 1º ministro… Ganda reviralho!

  5. Uma pergunta? o que é um reviralho? com que rima? será uma transbiatura desta
    altura? é a minha dubida
    Acho que serviço publico não tem nada a ver com serviço privado dado que neste
    último o objectivo principal e final é obter LUCRO.

  6. É mesmo um reviralho que o país está a necessitar antes que chegue a um ponto sem retorno e onde poderá ficar mais 50 anos. não se esqueçam que a maior parte desta gente são apátridas que no outro tempo tinham meia dúzia ou mais de indígenas pra todo o serviço e hoje fazem negócios de milhões com eles.se não fosse o 25 de Abril hoje eram ministros, secretários ou deputados de salazar ou caetano. VIVA PORTUGAL.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.