Passe uma noite em Paris, pague o que quiser

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Alfonso Jiménez / Flickr

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Que tal passar uma noite num quatro estrelas parisiense e pagar o que lhe parecer que é o “preço justo” pela estadia? É o que propõe a operação “pague o que quiser”, lançada por cinco hotéis da capital francesa.

A iniciativa, que estará em vigor até 10 de agosto, reúne hotéis de três e quatro estrelas situados nos 9° e 11° distritos de Paris, próximos, respectivamente, dos bairros da Ópera (Montmartre) e da Bastilha.

“A ideia é dar a palavra aos clientes e descobrir quanto eles querem pagar pelo produto oferecido”, disse à BBC Aldric Duval, que lançou a iniciativa.

Duval é proprietário do hotel La Tour d’Auvergne, um quatro estrelas que faz parte da cadeia Châteaux & Hôtels Collection de hotéis de charme em vários países.

O objetivo, segundo Duval, “é fazer com que os clientes reflitam sobre os serviços prestados e sobre a hotelaria em geral”.

“Pode ser difícil para os hóspedes entenderem os preços praticados. Os sites de viagens oferecem tarifas diferentes para o mesmo hotel. Isso dificulta que se saiba qual o preço de facto justo”, afirma Duval.

Os hotéis reservam um a dois quartos diariamente para a operação. A reserva deve ser obrigatoriamente feita no site Payez ce que vous voulez (Pague o que quiser).

A tarifa média do La Tour d’Auvergne, com 26 quartos, é de 180 euros. Os clientes que já se beneficiaram do sistema, lançado na segunda-feira, pagaram em média 140 euros, segundo o proprietário.

“Eu já sabia que as pessoas não iriam pagar o preço fixado”, diz ele, acrescentando esperar que “não haja abusos”.

“Não é uma operação de promoção e sim de preço justo, de confiança com a clientela“, ressalta.

Por esse motivo, a iniciativa não inclui hotéis mais modestos, com apenas uma ou duas estrelas, onde o turista procura os preços mais baratos possíveis.

Duval afirma que poderá reduzir as tarifas do seu hotel caso boa parte dos clientes pague menos do que os preços praticados.

Balanço

Esse tipo de iniciativa pode não ser vantajosa em termos financeiros caso os clientes decidam pagar bem menos do que os preços praticados, mas garante ampla publicidade às marcas e empresas.

Em 2007, a banda britânico Radiohead lançou uma campanha que permitia fazer o download pela internet do seu 7º álbum, Rainbows, sem indicar preço. Os fãs meteram a mão ao bolso e a iniciativa foi considerada bem sucedida.

Em 2009, o site francês de artigos de moda de luxo Brandalley colocou milhares de artigos à venda, deixando os clientes escolher os preços que queriam pagar, embora houvesse uma indicação de preços.

85% dos compradores pagaram apenas 1€ pelos produtos. Mas o site recolheu 45 mil novos utilizadores registados.

Duval diz que o hotel está a registar “muitas reservas” neste período, inclusivamente de clientes franceses que provavelmente leram notícias sobre o assunto.

“Provavelmente, repetiremos esta campanha no futuro”, conclui Aldric Duval.

ZAP / BBC

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