Pássaros mumificados no deserto de Atacama revelam um lado negro da História

(dr) Calogero Santoro / José Capriles

Um estudo recente de papagaios mumificados, encontrados no deserto de Atacama, no Chile, sugere que, há cerca de 900 anos, as pessoas passavam por grandes trabalhos para transportar estas aves.

De acordo com a National Public Radio (NPR), os restos mortais de mais de duas dúzias de araras e papagaios foram encontrados em cinco locais diferentes no deserto de Atacama, no norte do Chile, ou seja, bastante longe da sua casa na Amazónia.

Uma equipa de cientistas, cujo estudo vai ser publicado a 13 de abril na revista científica PNAS, acredita ter a resposta para esta situação. Os investigadores pensam que, durante um certo período entre os anos 1100 e 1450, as comunidades do Atacama usaram lamas para transportar esta preciosa carga, andando mais de 800 quilómetros através dos Andes.

“Esta viagem provavelmente durou várias semanas, senão meses. E exigiu algum conhecimento sofisticado, uma vez que teriam de ser capazes de capturar os pássaros, mantê-los em cativeiro e depois transportá-los pelas altas montanhas”, disse à NPR o arqueólogo José Capriles, autor principal do estudo.

Nessa altura, as penas coloridas destas aves exóticas simbolizavam riqueza e poder nas Américas pré-colombianas, sendo utilizadas para adornar os cocares das elites. Como tal, os pássaros eram criados, alimentados e tratados como se fossem apenas ‘fábricas de penas’.

“Alguns destes pássaros não viveram uma vida feliz. Foram mantidos para produzir penas e estas foram arrancadas assim que os animais cresciam”, explicou o investigador, que também é professor associado de Antropologia da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ao site Science Alert.

Através de métodos como a datação por radiocarbono e análise do ADN, os cientistas conseguiram identificar pelo menos seis espécies diferentes como, por exemplo, o papagaio Amazona, o chamado papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e a araracanga (Ara macao).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …

Mais de 10 deputados suspeitos de declararem moradas falsas. Duarte Pacheco e João Almeida entre eles

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, renunciou ao mandato na Assembleia da República por estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por falsa morada. Contudo, a bloquista não é a única. De acordo …

"Decisão histórica". Supremo confirma anulação das sentenças contra Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, esta quinta-feira, a anulação das condenações ao ex-Presidente na Lava Jato de Curitiba, por corrupção, rejeitando um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). Por oito votos contra três, o Supremo …

Houve "um erro de contagem". DGS retifica e Beja pode avançar para a 3.ª fase de desconfinamento

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Beja era um dos sete concelhos que não passavam para a terceira fase do desconfinamento. Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, disse que os dados …