/

Pássaros mumificados no deserto de Atacama revelam um lado negro da História

(dr) Calogero Santoro / José Capriles

Um estudo recente de papagaios mumificados, encontrados no deserto de Atacama, no Chile, sugere que, há cerca de 900 anos, as pessoas passavam por grandes trabalhos para transportar estas aves.

De acordo com a National Public Radio (NPR), os restos mortais de mais de duas dúzias de araras e papagaios foram encontrados em cinco locais diferentes no deserto de Atacama, no norte do Chile, ou seja, bastante longe da sua casa na Amazónia.

Uma equipa de cientistas, cujo estudo vai ser publicado a 13 de abril na revista científica PNAS, acredita ter a resposta para esta situação. Os investigadores pensam que, durante um certo período entre os anos 1100 e 1450, as comunidades do Atacama usaram lamas para transportar esta preciosa carga, andando mais de 800 quilómetros através dos Andes.

“Esta viagem provavelmente durou várias semanas, senão meses. E exigiu algum conhecimento sofisticado, uma vez que teriam de ser capazes de capturar os pássaros, mantê-los em cativeiro e depois transportá-los pelas altas montanhas”, disse à NPR o arqueólogo José Capriles, autor principal do estudo.

Nessa altura, as penas coloridas destas aves exóticas simbolizavam riqueza e poder nas Américas pré-colombianas, sendo utilizadas para adornar os cocares das elites. Como tal, os pássaros eram criados, alimentados e tratados como se fossem apenas ‘fábricas de penas’.

“Alguns destes pássaros não viveram uma vida feliz. Foram mantidos para produzir penas e estas foram arrancadas assim que os animais cresciam”, explicou o investigador, que também é professor associado de Antropologia da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ao site Science Alert.

Através de métodos como a datação por radiocarbono e análise do ADN, os cientistas conseguiram identificar pelo menos seis espécies diferentes como, por exemplo, o papagaio Amazona, o chamado papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e a araracanga (Ara macao).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.