Já se sabe qual é o pássaro mais “instagramável” do planeta

billcollison / Flickr

Um pássaro da família de aves Podargidae

Cientistas já têm um veredicto: a família de aves Podargidae (pássaros também conhecidos em Inglês como “frogmouth”) são o pássaro mais “instagramável” de sempre.

De acordo com o site Live Science, este pássaro noturno que mais parece saído dos “Marretas” já foi aclamado, num artigo de 2004 da revista Nature Australia, como o “pássaro com a aparência mais infeliz do mundo”.

Agora, num artigo publicado a 22 de abril na revista científica i-Perception, cientistas deram-lhe um novo título: o “pássaro mais instagramável” do planeta Terra.

“Mas o que é que isto significa exatamente?”, pergunta o caro leitor. Pois bem, após terem analisado mais de 27 mil fotografias de pássaros nesta rede social, os investigadores descobriram, na verdade, que a família de aves Podargidae só apareceu em 65.

No entanto, nestas 65 imagens, este animal teve mais ‘gostos’ do que qualquer outra espécie de ave, com base no número de utilizadores que provavelmente viram estas fotografias. Esta vitória “surpreendente” é uma “questão de justiça poética”, consideraram os autores do estudo, tendo em conta a antiga reputação mais infeliz.

No seu estudo, a equipa olhou para as fotografias publicadas por nove das contas de pássaros mais seguidas no Instagram. São elas: @best_birds_planet, @best_birds_of_world, @nuts_about_birds, @birdfreaks, @birdsonearth, @bestbirdshots, @audubonsociety, @bird_brilliance, @ your_best_birds. Juntos, estes perfis chegam a mais de 3,5 milhões de pessoas.

Para avaliar a “instagramabilidade” de um pássaro, os investigadores calcularam o número expectável de ‘gostos’ que cada fotografia deveria receber, com base na hora em que foi publicada e no tamanho do público da conta.

As imagens que conseguiram mais ‘gostos’ do que o esperado tiveram uma pontuação positiva, enquanto as fotografias que receberam menos tiveram uma pontuação negativa. Alguns fatores estéticos pareciam elevar consistentemente as fotografias nas classificações.

Por exemplo, escreveram os cientistas, pássaros com plumagem azul e amarela tiveram mais pontos, de forma consistente, do que pássaros com penas amarelas e verdes. Sem surpresa, também descobriram que as aves tendiam a ter um melhor desempenho quanto mais originais ou incomuns fossem.

E quem ficou nos últimos lugares da tabela classificativa? Duas aves marinhas – o  Scolopacidae e o Haematopus –, as cegonhas e os abutres.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …