Já se sabe qual é o pássaro mais “instagramável” do planeta

billcollison / Flickr

Um pássaro da família de aves Podargidae

Cientistas já têm um veredicto: a família de aves Podargidae (pássaros também conhecidos em Inglês como “frogmouth”) são o pássaro mais “instagramável” de sempre.

De acordo com o site Live Science, este pássaro noturno que mais parece saído dos “Marretas” já foi aclamado, num artigo de 2004 da revista Nature Australia, como o “pássaro com a aparência mais infeliz do mundo”.

Agora, num artigo publicado a 22 de abril na revista científica i-Perception, cientistas deram-lhe um novo título: o “pássaro mais instagramável” do planeta Terra.



“Mas o que é que isto significa exatamente?”, pergunta o caro leitor. Pois bem, após terem analisado mais de 27 mil fotografias de pássaros nesta rede social, os investigadores descobriram, na verdade, que a família de aves Podargidae só apareceu em 65.

No entanto, nestas 65 imagens, este animal teve mais ‘gostos’ do que qualquer outra espécie de ave, com base no número de utilizadores que provavelmente viram estas fotografias. Esta vitória “surpreendente” é uma “questão de justiça poética”, consideraram os autores do estudo, tendo em conta a antiga reputação mais infeliz.

No seu estudo, a equipa olhou para as fotografias publicadas por nove das contas de pássaros mais seguidas no Instagram. São elas: @best_birds_planet, @best_birds_of_world, @nuts_about_birds, @birdfreaks, @birdsonearth, @bestbirdshots, @audubonsociety, @bird_brilliance, @ your_best_birds. Juntos, estes perfis chegam a mais de 3,5 milhões de pessoas.

Para avaliar a “instagramabilidade” de um pássaro, os investigadores calcularam o número expectável de ‘gostos’ que cada fotografia deveria receber, com base na hora em que foi publicada e no tamanho do público da conta.

As imagens que conseguiram mais ‘gostos’ do que o esperado tiveram uma pontuação positiva, enquanto as fotografias que receberam menos tiveram uma pontuação negativa. Alguns fatores estéticos pareciam elevar consistentemente as fotografias nas classificações.

Por exemplo, escreveram os cientistas, pássaros com plumagem azul e amarela tiveram mais pontos, de forma consistente, do que pássaros com penas amarelas e verdes. Sem surpresa, também descobriram que as aves tendiam a ter um melhor desempenho quanto mais originais ou incomuns fossem.

E quem ficou nos últimos lugares da tabela classificativa? Duas aves marinhas – o  Scolopacidae e o Haematopus –, as cegonhas e os abutres.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …