Empresa italiana quer os passageiros (quase) de pé no avião

A Aviointeriors Group, uma empresa italiana de interiores de aeronaves, quer convencer as principais transportadoras aéreas a ultrapassar receios legais e embarcar na ideia de viajar quase de pé nos aviões.

A ideia passa por pequenos assentos, que são quase como selins de bicicleta. Os passageiros ficam em pé, mas sempre apoiados por uma pequena plataforma que permite algum descanso às pernas. A principal vantagem seria o preço mais baixo de cada viagem, já que cada avião levaria mais pessoas, bem como as mais rápidas manobras de segurança em caso de acidente. O conforto seria a principal desvantagem.

O projeto surgiu em 2010, de acordo com a Fox News. A ideia foi apresentada na Feira de Interiores de Aeronaves de Hamburgo. Na altura, ainda que tenha tido bastante alcance, a inovação não pegou e ninguém a comprou.

A razão: ia contras as normas de segurança de transporte aéreo que diz que os assentos têm de ter pelo menos 71 centímetros de distância entre eles algo que não acontecia com o Skyrider, que tem uma distância de 58.42 centímetros.

Os comprimentos podem ser um problema, já que o grande trunfo que a Aviointeriors apresenta é o facto de os aviões poderem levar mais passageiros em cada voo. Segundo as previsões da empresa, um avião construído com este tipo de assentos poderia ter mais 20% de capacidade do que a média de um avião comercial.

Porém, com as regras a não permitirem grande redução nesse sentido, será difícil convencer as transportadoras a avançar.

Mas para a Aviointeriors ainda há esperança. Daí terem voltado à Feira de Interiores de Aeronaves de Hamburgo, com o Skyrider 3.0. Ainda não se sabe se há possíveis interessados.

A companhia “VivaColombia” disse em junho de 2018 que estaria “interessada em todas as ideias que tornassem as viagens mais baratas”, incluindo os assentos verticais. Também o CEO da RyanAir, Michael O’Leary, demonstrou apoio a ideias como estas em 2010.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …