/

A covid-19 condicionou a rentrée dos partidos (menos a do PCP)

Mário Cruz / Lusa

Esta segunda-feira, PS e PEV lançam o ano político, em Coimbra e no Porto. O PCP avança na sexta-feira com a sua festa tradicional – a Festa do Avante!.

Mesmo com as negociações do próximo Orçamento do Estado em cima da mesa, o PS lança esta segunda-feira o ano político com uma conferência nacional, fechada ao público em geral por motivos de saúde pública.

De acordo com o Público, a conferência, sob o lema “Recuperar Portugal”, acontece no auditório de São Francisco, em Coimbra, e é destinada apenas a dirigentes e deputados, apesar de ser aberta a jornalistas.

A iniciativa vai contar com a presença de vários ministros do Governo – como Marta Temido (Saúde), Pedro Siza Vieira (Estado e Economia), Ana Mendes Godinho (Trabalho e Segurança Social) e Nelson de Souza (Planeamento) -, mas aguarda-se com especial expectativa a intervenção de António Costa, dias depois de o Presidente da República e de o próprio primeiro-ministro terem deixado avisos sobre a ameaça de uma crise política.

À semelhança do PS, também o PEV tem agendada para esta segunda-feira a sua rentrée política. O partido vai apresentar os seus principais eixos de intervenção para os próximos meses numa conferência de imprensa, no Porto.

O PCP manteve a sua festa tradicional, a Festa do Avante!, adaptada às circunstâncias da pandemia, ainda que envolta em polémica.

O Fórum Socialismo, a rentrée habitual do Bloco de Esquerda, foi cancelado, mas o partido adiantou que marcará o ano com iniciativas distritais nas duas primeiras semanas de setembro com eventos ao ar livre. Catarina Martins, coordenadora do Bloco, vai estar presente “em vários desses momentos”, nos distritos de Viseu, Braga, Porto e Setúbal.

O PSD, a Iniciativa Liberal (IL) e o PAN não têm nenhuma rentreé prevista. Segundo o diário, os sociais-democratas cancelaram as suas festas tradicionais de Verão – Chão da Lagoa (Madeira) e Pontal (Algarve) – e a IL explicou que não parou durante o mês de agosto pelo que não vê necessidade de assinalar um momento de regresso.

Fonte da IL adiantou ao Público que o partido mantém a sua “imagem de marca” de utilizar outdoors para “marcar posições políticas” e referiu que este sábado foi colocado mais um cartaz nas ruas. Está também prevista uma deslocação de Cotrim de Figueiredo aos Açores, onde se realizam eleições regionais em outubro.

Este é, aliás, o mesmo motivo que leva o CDS a promover a sua rentreé no arquipélago. O partido de Francisco Rodrigues dos Santos promove, dentro de duas semanas, um evento em São Miguel centrado nas eleições regionais. A rentreé nacional deverá voltar a acontecer na Escola de Quadros – uma iniciativa de formação de jovens que foi palco do regresso da actividade política dos centristas nos últimos anos.

Dos partidos com assento parlamentar, o Chega foi o único que já assinalou o seu regresso com um jantar-comício na última quarta-feira, no Algarve.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.