A covid-19 condicionou a rentrée dos partidos (menos a do PCP)

Mário Cruz / Lusa

Esta segunda-feira, PS e PEV lançam o ano político, em Coimbra e no Porto. O PCP avança na sexta-feira com a sua festa tradicional – a Festa do Avante!.

Mesmo com as negociações do próximo Orçamento do Estado em cima da mesa, o PS lança esta segunda-feira o ano político com uma conferência nacional, fechada ao público em geral por motivos de saúde pública.

De acordo com o Público, a conferência, sob o lema “Recuperar Portugal”, acontece no auditório de São Francisco, em Coimbra, e é destinada apenas a dirigentes e deputados, apesar de ser aberta a jornalistas.

A iniciativa vai contar com a presença de vários ministros do Governo – como Marta Temido (Saúde), Pedro Siza Vieira (Estado e Economia), Ana Mendes Godinho (Trabalho e Segurança Social) e Nelson de Souza (Planeamento) -, mas aguarda-se com especial expectativa a intervenção de António Costa, dias depois de o Presidente da República e de o próprio primeiro-ministro terem deixado avisos sobre a ameaça de uma crise política.

À semelhança do PS, também o PEV tem agendada para esta segunda-feira a sua rentrée política. O partido vai apresentar os seus principais eixos de intervenção para os próximos meses numa conferência de imprensa, no Porto.

O PCP manteve a sua festa tradicional, a Festa do Avante!, adaptada às circunstâncias da pandemia, ainda que envolta em polémica.

O Fórum Socialismo, a rentrée habitual do Bloco de Esquerda, foi cancelado, mas o partido adiantou que marcará o ano com iniciativas distritais nas duas primeiras semanas de setembro com eventos ao ar livre. Catarina Martins, coordenadora do Bloco, vai estar presente “em vários desses momentos”, nos distritos de Viseu, Braga, Porto e Setúbal.

O PSD, a Iniciativa Liberal (IL) e o PAN não têm nenhuma rentreé prevista. Segundo o diário, os sociais-democratas cancelaram as suas festas tradicionais de Verão – Chão da Lagoa (Madeira) e Pontal (Algarve) – e a IL explicou que não parou durante o mês de agosto pelo que não vê necessidade de assinalar um momento de regresso.

Fonte da IL adiantou ao Público que o partido mantém a sua “imagem de marca” de utilizar outdoors para “marcar posições políticas” e referiu que este sábado foi colocado mais um cartaz nas ruas. Está também prevista uma deslocação de Cotrim de Figueiredo aos Açores, onde se realizam eleições regionais em outubro.

Este é, aliás, o mesmo motivo que leva o CDS a promover a sua rentreé no arquipélago. O partido de Francisco Rodrigues dos Santos promove, dentro de duas semanas, um evento em São Miguel centrado nas eleições regionais. A rentreé nacional deverá voltar a acontecer na Escola de Quadros – uma iniciativa de formação de jovens que foi palco do regresso da actividade política dos centristas nos últimos anos.

Dos partidos com assento parlamentar, o Chega foi o único que já assinalou o seu regresso com um jantar-comício na última quarta-feira, no Algarve.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …