Partidos devem 33,4 milhões de euros (com PS e PSD à cabeça)

Os cinco principais partidos portugueses – PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDS-PP e PCP – têm um passivo acumulado de 33,4 milhões de euros, sendo que 60% da dívida total é à banca e a fornecedores.

Segundo dados divulgados pelo Correio da Manhã com base na informação apurada pela Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) para o ano de 2016, os partidos políticos devem 33,4 milhões de euros.

De acordo com os valores reportados, os cinco maiores partidos com assento parlamentar têm um passivo global de 33,4 milhões de euros, o que é ligeiramente inferior aos 34 milhões verificados em 2015.

Desta dívida total, a grande fatia, cerca de 60%, ou seja, 19,8 milhões de euros, constitui dinheiro devido à banca e a fornecedores.

Individualmente, o PS e o PSD apresentam as maiores dívidas, sendo que juntos somam 59% do passivo total dos cinco partidos, em 2016.

No CDS verificou-se um aumento do prejuízo para 277 mil euros, enquanto o PCP apresenta perdas de 247 mil euros. Já o Bloco de Esquerda revela uma situação positiva de mais de 2,4 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. como é que a banca e os fornecedores nao hao-de ir à falencia?
    “Os cinco principais partidos portugueses – PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDS-PP e PCP – têm um passivo acumulado de 33,4 milhões de euros, sendo que 60% da dívida total é à banca e a fornecedores.”

    se devem dinheiro que paguem como outro contribuinte normal
    se fosse um contribuinte normal a dever qualquer importancia à banca ou a fornecedores, ja tinha tido uma acção judicial mas como sao partidos, é o “deixa andar o barco”.

    deviam dar o exemplo. deviam ter vergonha.

    • Vai pagar vai a dívida destes caloteiros ou pensa que eles vão fazer algum esforço suplementar para pagarem o que devem? Isto de «democracia e liberdade» também tem ossos duros de roer!.

RESPONDER

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …

Violência leva a mais violência, alerta chefe do Governo de Hong Kong

A chefe do Governo de Hong Kong condenou a “extensa violência” que marcou o dia de greve na cidade, realçando que esta “não resolverá nada” nem fará o Governo ceder aos “apelos políticos” dos manifestantes. Carrie …

Morreu Teresa Tarouca, fadista de "Saudade, silêncio e sombra"

A fadista Teresa Tarouca morreu na madrugada desta segunda-feira, no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, aos 77 anos, vítima de pneumonia dupla, disse à agência Lusa fonte próxima da família. O corpo de Teresa Tarouca …