Cheiro a peixe, queimado e enxofre. Parosmia afeta doentes com covid-19 prolongada

Algumas pessoas com sintomas prolongados de covid-19 estão a detetar odores desagradáveis, como cheiro a peixe, a queimado e a enxofre, semanas ou meses depois de terem sido infetadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o canal televisivo Sky News, esta distorção dos cheiros, conhecida como parosmia, parece estar a afetar sobretudo jovens e profissionais de saúde infetados pela covid-19.

Em declarações ao mesmo canal, o otorrinolaringologista Nirmal Kumar, um dos primeiros médicos a identificar a perda de olfato (anosmia) como um dos sintomas da doença, diz ter notado que, entre os milhares de pacientes em tratamento para a anosmia no Reino Unido, alguns estão a sofrer também com este problema.

O médico explica que se trata de um sintoma “muito estranho e muito particular”. Os pacientes experienciam alucinações olfativas, o que significa que “o sentido do olfato está distorcido e, principalmente, de forma desagradável”.

Kumar acrescenta que este é um problema que “realmente incomoda os pacientes e que a sua qualidade de vida é significativamente afetada”. Alguns dos pacientes relatam sentir odores desagradáveis como, por exemplo, cheiro a peixe, a queimado e a enxofre.

“Este vírus tem uma afinidade com os nervos da cabeça e, em particular, com o nervo que controla o sentido do odor. Mas provavelmente afeta também outros nervos e afeta, pensamos nós, os neurotransmissores – mecanismos que enviam mensagens para o cérebro”, explica.

Além disso, “algumas pessoas estão também a reportar alucinações, perturbações no sono e alterações na audição. (…) Não sabemos os mecanismos exatos, mas estamos a procurar formas para tentar ajudar os pacientes na sua recuperação”, acrescenta.

Segundo a Sky News, as associações britânicas que ajudam pessoas com estas perturbações do olfato recomendam que os pacientes afetados pela parosmia façam um “treino de cheiro”, o que implica cheirar óleos de rosa, limão, cravinho ou eucalipto todos os dias, durante cerca de 20 segundos, numa tentativa de recuperar lentamente o olfato.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Estou com vergonha, fui uma deceção": a chorar, Rochele pediu desculpa a Portugal

Judoca nascida no Brasil, que se naturalizou por Portugal a pensar nos Jogos Olímpicos, só venceu um combate em Tóquio. Rochele Nunes chegou aos Jogos Olímpicos com o objetivo de subir ao pódio mas só venceu …

Governo acelera no desconfinamento, mas ainda há questões para os peritos resolverem

Plano apresentado pelo Governo esta quinta-feira diverge do proposto pelos peritos, sobretudo na data prevista para a imunidade de grupo e, consequentemente, para o levantamento de medidas restritivas. Apesar das medidas anunciadas que sugerem um …

Vladimiro Feliz concorre ao Porto com o apoio de cinco independentes

Vladimiro Feliz concorre à Câmara do Porto pelo PSD, contando com o apoio de cinco independentes numa lista de 13 pessoas. "Rui Moreira tornou-se um autarca vulgar", disse Vladimiro Feliz numa recente entrevista ao jornal Público. …

Rui Costa "jamais aceitaria ser príncipe herdeiro" (e deixa candidatura em aberto)

O presidente do Benfica, Rui Costa, disse que seria uma cobardia a si próprio e aos benfiquistas se não assumisse o cargo e que ignorou Luís Filipe Vieira porque ninguém está acima do clube. “Não podia …

Emprego recupera para níveis históricos, mas jovens não acompanham tendência

Números provisórios do INE correspondentes a junho indicam uma retoma do emprego, com 17 mil novos postos de trabalho criados — numa sequência de cinco meses consecutivos de melhoria. Trata-se do mês mais forte desde …

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …

Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado. Trata-se de um túnel construído há vários séculos como …

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …