Parlamento dissolvido, Grécia vai para eleições

primeministergr / Flickr

Parlamento da Grécia

Parlamento da Grécia

O parlamento grego anunciou hoje a dissolução e a realização de eleições legislativas antecipadas a 25 de Janeiro.

A convocação de eleições antecipadas na Grécia e a consequente interrupção das negociações do governo com a ‘troika’ pode conduzir o país a um problema de liquidez ao longo do ano, se o futuro executivo não conseguir rapidamente um acordo com os credores, noticia hoje a agência espanhola EFE.

A previsão, da agência de classificação britânica Fitch, é partilhada por outros analistas, como o catedrático de Economia da Universidade de Atenas, Yorgos Petrakis.

“A Grécia não terá problemas de liquidez até ao mês de junho, mas não se sabe o que acontecerá no segundo trimestre”, explicou à EFE o professor de Economia. O especialista advertiu que o financiamento só está assegurado “se houver um acordo com a ‘troika’ (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), seja quem for o governo”.

A quinta avaliação do programa de resgate grego, que começou em finais de setembro, foi interrompida a 10 de outubro por falta de acordo entre o governo e a ‘troika’, sobretudo devido às estimativas do défice de financiamento e às medidas para 2015.

A Grécia realiza eleições antecipadas no dia 25 de janeiro depois do parlamento ter, em três ocasiões, sido incapaz de eleger Stavros Dimas, proposto pela coligação governamental para o cargo de Presidente da República, com o mínimo de votos constitucionalmente exigido.

O Syriza é o partido que se encontra à frente em todas as sondagens, com uma vantagem que oscila entre os 03 e os 07 pontos percentuais sobre os conservadores da Nova Democracia do atual primeiro-ministro, Andonis Samaras.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …