Parlamento discute medidas para travar as praxes

a@k / Flickr

-

O Parlamento discute esta sexta-feira projectos do Bloco de Esquerda e do PSD/CDS-PP para que o Governo actue no sentido de prevenir as praxes violentas e humilhantes, quase três meses depois da tragédia do Meco.

São dois projectos de resolução que recordam os problemas verificados em praxes académicas de várias instituições públicas e privadas de Ensino Superior ao longo dos anos.

O BE quer que o Ministério da Educação promova e divulgue um estudo sobre a realidade da praxe em Portugal, com recurso a uma equipa multidisciplinar de uma instituição pública de Ensino Superior.

O partido defende também a produção de material informativo sobre o tema, as suas consequências disciplinares e penais, para distribuição aos alunos no ato da candidatura.

O Bloco sugere ainda a criação de uma rede de apoio aos estudantes, ao nível do acompanhamento psicológico e jurídico, sempre que denunciem situações de praxe violenta ou não consentida.

“O que nenhum cidadão permitiria no espaço público, como a simulação de actos sexuais ou pessoas a rastejar guiadas por outras, supostamente seus ‘superiores’, é prática comum e quotidiana em algumas das praxes que se realizam um pouco por todo o país”, critica o partido.

Em documento conjunto, o PSD e o CDS-PP manifestam-se favoráveis a uma campanha de sensibilização pela “tolerância zero à praxe violenta e abusiva”.

Os partidos da maioria defendem também mais articulação entre as diversas redes já existentes nas diferentes instituições de ensino, no apoio aos estudantes e ao acolhimento de novos alunos.

“Não há certamente dúvidas de que se têm verificado, sob pretexto da integração no meio estudantil e académico, fenómenos que vão desde a simples falta de bom senso e educação ao desrespeito pela urbanidade, pelas regras básicas da sociedade e, no limite, a práticas degradantes e atentatórias da dignidade humana”, escrevem os deputados da coligação.

Hoje, fonte da Universidade Lusófona disse que entregou ao Ministério Público, a pedido deste, o relatório do inquérito interno que realizou para aclarar os factos ocorridos em meados de Dezembro na praia do Meco, envolvendo sete alunos da instituição, dos quais seis acabariam por morrer em circunstâncias ainda não esclarecidas. Todos faziam parte da comissão de praxes da universidade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …