Parecer sobre congresso do PS está com a presidente do partido

A presidente do PS, Maria de Belém Roseira

A presidente do PS, Maria de Belém Roseira

O parecer do Conselho de Jurisdição do PS segundo o qual um congresso extraordinário não é eletivo da liderança encontra-se com a presidente socialista, “que o divulgará quando entender oportuno”, disse à Lusa fonte oficial do partido.

“O parecer do Conselho está com a presidente do partido [Maria de Belém Roseira], que o divulgará quando entender oportuno”, disse a fonte.

O Observador avançou na sexta-feira que o Conselho de Jurisdição do PS emitiu um parecer, segundo o qual um congresso extraordinário não pode ser eletivo da liderança do partido.

O parecer indica, igualmente, que um líder do partido eleito em diretas, como o secretário-geral, António José Seguro, tem legitimidade própria e não pode ser destituído do cargo por qualquer órgão do partido.

Este parecer vai ao encontro da posição da direção socialista reiterada na quinta-feira pelo secretário nacional para a Organização, Miguel Laranjeiro, que frisou que estão marcadas e aprovadas eleições primárias para 28 de setembro e advertiu que um congresso extraordinário, pelos estatutos, não elege nova liderança.

“O cargo de secretário-geral é uninominal, sendo eleito por voto direto dos militantes. Portanto, um congresso ordinário ou extraordinário – sendo extraordinário nem sequer é eletivo -, não elege o secretário-geral, que tem toda a legitimidade no exercício do seu cargo”, defendeu.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.