//

Parece o “Batmóvel”, é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano.

A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro do mundo movido a energia solar a ser produzido em massa, o primeiro de uma série de “veículos ecologicamente corretos” que a empresa pretende oferecer para uso particular e comercial no futuro.

Em comparação com outros automóveis no mercado, este carro será uma opção bastante acessível, uma vez que o seu preço rondará os 25.900 dólares.

O modelo, que tem o mesmo nome da empresa, é um veículo elétrico ultradinâmico de três rodas com células fotovoltaicas. A empresa avança que pelo menos 90% da energia movida pelos painéis solares do veículo é usada para fazer o carro andar.

Num dia de sol e sem nuvens, as células fotovoltaicas podem fornecer energia suficiente para o carro percorrer quase 65 quilómetros.

O transporte é a maior fonte de poluição nos Estados Unidos. De acordo com os criadores, citados pelo The Washington Post, o Aptera, que lembra o “Batmóvel”, é 13 vezes mais eficiente do que uma pick-up movida a gasolina e quatro vezes mais potente do que um modelo elétrico comum.

O carro é capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, com velocidades máximas de 177 km/h. O Aptera é ainda equipado com uma bateria que fornece até 1.600 quilómetros de alcance, muito mais do que os 370 quilómetros do Tesla Model S.

No entanto, o veículo enfrenta ainda alguns entraves. É o caso do seu design: segundo os criadores, saber se os consumidores vão querer comprar um carro que parece “uma mistura de um Batmóvel com um besouro” ainda é uma incógnita.

Apesar disso, a empresa anunciou que, nos últimos dois meses, recebeu cerca de 7.000 reservas, além de ter fechado um acordo de financiamento no valor de quatro milhões de dólares (cerca de 3,3 milhões de euros).

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.