Parece o “Batmóvel”, é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano.

A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro do mundo movido a energia solar a ser produzido em massa, o primeiro de uma série de “veículos ecologicamente corretos” que a empresa pretende oferecer para uso particular e comercial no futuro.

Em comparação com outros automóveis no mercado, este carro será uma opção bastante acessível, uma vez que o seu preço rondará os 25.900 dólares.

O modelo, que tem o mesmo nome da empresa, é um veículo elétrico ultradinâmico de três rodas com células fotovoltaicas. A empresa avança que pelo menos 90% da energia movida pelos painéis solares do veículo é usada para fazer o carro andar.

Num dia de sol e sem nuvens, as células fotovoltaicas podem fornecer energia suficiente para o carro percorrer quase 65 quilómetros.

O transporte é a maior fonte de poluição nos Estados Unidos. De acordo com os criadores, citados pelo The Washington Post, o Aptera, que lembra o “Batmóvel”, é 13 vezes mais eficiente do que uma pick-up movida a gasolina e quatro vezes mais potente do que um modelo elétrico comum.

O carro é capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, com velocidades máximas de 177 km/h. O Aptera é ainda equipado com uma bateria que fornece até 1.600 quilómetros de alcance, muito mais do que os 370 quilómetros do Tesla Model S.

No entanto, o veículo enfrenta ainda alguns entraves. É o caso do seu design: segundo os criadores, saber se os consumidores vão querer comprar um carro que parece “uma mistura de um Batmóvel com um besouro” ainda é uma incógnita.

Apesar disso, a empresa anunciou que, nos últimos dois meses, recebeu cerca de 7.000 reservas, além de ter fechado um acordo de financiamento no valor de quatro milhões de dólares (cerca de 3,3 milhões de euros).

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …