Pacientes paraplégicos voltam a andar graças a um implante wireless

Um tratamento inovador, com recurso a neuro-tecnologia, permitiu a três pacientes com paralisia total nas pernas conseguirem voltar a andar. O recurso a um implante wireless que estimulou electricamente as suas medulas espinais possibilitou este “milagre”.

Os cientistas suíços Grégoire Courtine e Jocelyne Bloch, do Hospital Universitário de Lausanne (CHUV) e da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), divulgaram os resultados deste tratamento inovador num artigo científico publicado na revista Nature.

Depois de alguns meses de treino, estes três pacientes que apresentavam lesões crónicas da espinal medula há mais de quatro anos, com “défices motores permanentes ou paralisia completa” dos membros inferiores, conseguiram voltar a caminhar e a controlar voluntariamente os músculos, mesmo sem a presença da estimulação eléctrica.

O procedimento intitulado STIMO – Stimulation Movement Overground revelou resultados sem precedentes, com efeitos positivos logo desde os primeiros tratamentos, recorrendo a “neuro-tecnologias específicas para estimulação da medula espinal”.

Através de “um gerador de impulsos implantado, com capacidades de disparo em tempo real”, os pacientes receberam explosões eléctricas de “estimulação espacialmente selectiva”, visando regiões específicas, ligadas ao cérebro, conforme os movimentos musculares desejados, explicam os autores da investigação.

Sebastian Tobler, de 48 anos, vítima de um acidente com um veículo todo-terreno, David, de 28 anos, que sofreu um acidente desportivo, e Gert-Jan, de 35 anos, atropelado quando seguia de bicicleta para casa, tiveram implantados cirurgicamente uma série de 16 eléctrodos na zona lombar.

Cada eléctrodo estava configurado para estimular áreas específicas da espinal medula, associadas a certos grupos musculares, de modo a imitar os sinais que o cérebro efectuaria com o mesmo fim.

Os eléctrodos estavam conectados a um gerador de impulsos implantável que é usado para a estimulação cerebral em pacientes da doença de Parkinson, mas que foi adaptado para as lesões na coluna.

No espaço de apenas uma semana, após o início do tratamento, a “estimulação espacio-temporal tinha restabelecido o controle adaptativo dos músculos paralisados durante a caminhada no subsolo”, aponta-se no artigo científico.

“Depois de alguns meses, os participantes recuperaram o controle voluntário sobre músculos anteriormente paralisados sem estimulação, e podiam caminhar ou andar de bicicleta em ambientes ecológicos, durante a estimulação espacio-temporal”, notam ainda os autores da investigação.

“Conseguimos comprovar o que já sabemos que ocorre nos animais, que o cérebro pode chegar a activar de forma natural a medula espinal“, explica Grégoire Courtine.

O maior desafio dos três participantes foi aprender a coordenar as mensagens do cérebro com os movimentos dos músculos. Mas passado esse obstáculo, “conseguiram caminhar com suporte de peso corporal [muletas ou um andador] em tão somente uma semana, e em cinco meses conseguiram uma melhoria enorme do controle voluntário dos músculos”, constata Grégoire Courtine.

Com a electro-estimulação clássica, os pacientes voltavam ao estado de paralisia depois de esta ser desligada. Mas com este tratamento inovador, mesmo quando a electro-estimulação é desligada, o paciente consegue controlar os músculos voluntariamente.

“Cinco meses depois de começar o treino com estimulação eléctrica dirigida, o sistema nervoso humano respondeu ainda mais profundamente do que esperávamos”, salienta Grégoire Courtine.

O próximo passo da investigação é consolidar os resultados em mais pacientes, para depois desenvolver uma neuro-tecnologia que possa ser usada em tratamentos hospitalares.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …