Paraplégico atacado na Índia por não se levantar durante o hino nacional

(dr) BBC

Salil Chaturvedi, poeta indiano agredido por não se ter levantado durante o hino nacional

Salil Chaturvedi, poeta indiano agredido por não se ter levantado durante o hino nacional

Um poeta indiano foi agredido por não se “levantar” durante o hino nacional dentro de um cinema – por ser paraplégico e se deslocar em cadeira de rodas.

Salil Chaturvedi, escritor, ator e ativista dos direitos das pessoas com deficiência na Índia, contou à BBC que foi agredido na nuca por um homem enquanto aguardava o início de um filme dentro de uma sala de cinema em Goa, no sudoeste do país.

O poeta estava com a mulher, Monika, num cinema em Panaji, Goa, quando começou a ser tocado o hino nacional indiano, antes de o filme começar. Todos se evantaram menos Salil Chaturvedi, devido ao seu problema físico.

“É um daqueles em que me sinto excluído por ser o único sentado. É um sentimento inquietante”, relatou à BBC.

No entanto, tudo piorou quando sentiu uma pancada na cabeça vinda da fila de trás, de onde um homem lhe faz um gesto para se levantar.

O incidente tornou-se numa violenta discussão entre a mulher de Salil e o casal, até que estes se aperceberam do erro que cometeram – e pediram desculpas a Salil, apesar da mulher ter continuado a trocar palavras agressivas com Monika.

O incidente aconteceu há meses mas só agora foi revelado, quando Salil Chaturvedi relatou a história ao “Times of India”. Na sua opinião, este episódio de “agressividade nacionalista” tem como pano de fundo o fortalecimento do patriotismo indiano devido ao agravamento do conflito na Caxemira.

A região, localizada na fronteira entre a Índia e o Paquistão, é disputada há décadas pelos dois países.

“Que estava ele a pensar? Que foi um ato irrefletido? O amor pelo seu país (que também é o meu) é tão avassalador que ele não sente nada ao agredir alguém? Como saberia ele se eu não iria ripostar?”, pergunta-se o ativista no artigo assinado na BBC.

“E mais importante: o hino nacional deve ser tocado no cinema?“, questiona Salil Chaturvedi, esperando poder um dia cantar novamente o hino “sem que isso lhe traga más lembranças”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos. 26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em …

"Não é altura para conjeturas nem debates internos", avisa direção de Rio

"Não é a altura para conjeturas, nem para debates internos sobre o futuro do PSD", afirmou a comissão permanente do PSD esta segunda-feira, num comunicado aos militantes sobre as eleições autárquicas. De acordo com o Público, …

Khalid, a "amostra de Cantona", expulso depois de ser substituído

Avançado do Le Havre protagonizou um momento pouco visto no futebol atual. Foi encontrar-se com um adepto, ao sair do relvado. O momento invulgar foi este: L’embrouille de Boutaïb avec un supporter du HAC 🙃 pic.twitter.com/WOEKLGA5Ew — Petit …

A fazer contas com o regresso às aulas? Saiba como conseguir poupar algum dinheiro

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas Todos sabemos que o regresso …

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …

Parlamento gastou 124 mil euros na prevenção da covid-19

O Parlamento gastou 124.370,59 euros em 2020 na prevenção da covid-19, segundo o relatório e conta de gerência da Assembleia da República, que será votado em plenário na próxima sexta-feira. Segundo avançou o Público, que cita …

Mais 1.058 infeções, seis mortes e menos doentes internados nas últimas 24 horas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.058 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes atribuídas à covid-19 e uma redução significativa nos internamentos em enfermaria. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da …

Merkel. Adesão dos Estados dos Balcãs à União Europeia é de "interesse estratégico" mútuo

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu esta segunda-feira que é do interesse estratégico da União Europeia integrar os Estados dos Balcãs e que a Sérvia e outros países da região devem fazer mais reformas democráticas …

Costa diz que reforma das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”

O primeiro-ministro, António Costa, apontou hoje que, ultrapassada a fase de debate, a reforma da estrutura superior das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”, enaltecendo ainda o trabalho dos militares no combate à covid-19. “Ultrapassada …

Presidente de clube detido por posse de arma (mas há muito para investigar)

Prisão em flagrante delito do presidente do Tupi, José Luiz Mauler Júnior. Há várias denúncias ao funcionamento das camadas jovens do clube. O clube é da cidade Juiz de Fora, no Brasil, e agora o seu …