Papagaios ajudam-se uns aos outros sem esperar nada em troca

Uma experiência de laboratório demonstrou que os papagaios-cinzentos ajudam os seus amigos da mesma espécie sem esperar receber algum benefício em troca.

Ajudar os colegas de forma altruísta não é uma caraterística comum no mundo animal. Aliás, os cientistas apenas viram algumas espécies de mamíferos a comportar-se dessa forma. Afinal, o altruísmo não beneficia um indivíduo de uma espécie, a menos que este faça parte de um grupo social para esperar algum tipo de reciprocidade no futuro.

No entanto, os papagaios cinzentos africanos são pássaros inteligentes e altamente sociais. E, agora, são as primeiras espécies de pássaros a exibir esse tipo de comportamento de entreajuda em laboratório.

Os investigadores organizaram testes entre oito papagaios-cinzentos, seis fêmeas e dois machos. Os pássaros tinham aprendido anteriormente a trocar anilhas de metal através de um buraco para lanches. Cada ave estava num compartimento de paredes claras, separado por uma janela. O compartimento de um pássaro tinha um buraco que se abria para o investigador (e os petiscos), enquanto o outro não.

De acordo com o artigo publicado este mês na revista científica Current Biology, sete dos oito pássaros no compartimento inacessível deram pelo menos uma anilha ao parceiro para que ele pudesse receber um petisco. Quando a janela de petiscos do parceiro era fechada – ou quando não tinham parceiro – os papagaios passavam menos anilhas pelo buraco, sugerindo que a razão pela qual passavam as anilhas era para ajudar o seu amigo a receber um petisco.

Segundos os autores, os papagaios-cinzentos devem primeiro ver que o parceiro por trás do painel está em necessidade, reconhecer que poderiam indiretamente ajudar na tarefa e depois ajudar sem a promessa de uma recompensa para si mesmos. Não é claro se os papagaios executaram a tarefa com a expectativa de ajuda recíproca no futuro.

Este é um estudo relativamente pequeno sobre papagaios criados em cativeiro. Porém, demonstra que os hábitos sociais evoluíram separadamente em espécies muito diferentes.

Agora, os cientistas esperam testar a configuração experimental de outros papagaios, como as cacatuas, para entender melhor os possíveis comportamentos altruístas nas espécies.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …