Papagaios ajudam-se uns aos outros sem esperar nada em troca

Uma experiência de laboratório demonstrou que os papagaios-cinzentos ajudam os seus amigos da mesma espécie sem esperar receber algum benefício em troca.

Ajudar os colegas de forma altruísta não é uma caraterística comum no mundo animal. Aliás, os cientistas apenas viram algumas espécies de mamíferos a comportar-se dessa forma. Afinal, o altruísmo não beneficia um indivíduo de uma espécie, a menos que este faça parte de um grupo social para esperar algum tipo de reciprocidade no futuro.

No entanto, os papagaios cinzentos africanos são pássaros inteligentes e altamente sociais. E, agora, são as primeiras espécies de pássaros a exibir esse tipo de comportamento de entreajuda em laboratório.

Os investigadores organizaram testes entre oito papagaios-cinzentos, seis fêmeas e dois machos. Os pássaros tinham aprendido anteriormente a trocar anilhas de metal através de um buraco para lanches. Cada ave estava num compartimento de paredes claras, separado por uma janela. O compartimento de um pássaro tinha um buraco que se abria para o investigador (e os petiscos), enquanto o outro não.

De acordo com o artigo publicado este mês na revista científica Current Biology, sete dos oito pássaros no compartimento inacessível deram pelo menos uma anilha ao parceiro para que ele pudesse receber um petisco. Quando a janela de petiscos do parceiro era fechada – ou quando não tinham parceiro – os papagaios passavam menos anilhas pelo buraco, sugerindo que a razão pela qual passavam as anilhas era para ajudar o seu amigo a receber um petisco.

Segundos os autores, os papagaios-cinzentos devem primeiro ver que o parceiro por trás do painel está em necessidade, reconhecer que poderiam indiretamente ajudar na tarefa e depois ajudar sem a promessa de uma recompensa para si mesmos. Não é claro se os papagaios executaram a tarefa com a expectativa de ajuda recíproca no futuro.

Este é um estudo relativamente pequeno sobre papagaios criados em cativeiro. Porém, demonstra que os hábitos sociais evoluíram separadamente em espécies muito diferentes.

Agora, os cientistas esperam testar a configuração experimental de outros papagaios, como as cacatuas, para entender melhor os possíveis comportamentos altruístas nas espécies.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …