/

O papagaio-da-Nova-Zelândia consegue entender probabilidades

andrej_chudy / Flickr

O papagaio-da-Nova-Zelândia (Nestor notabilis)

Os cientistas descobriram que este papagaio consegue entender probabilidades, uma capacidade que só era conhecida em humanos e primatas.

O papagaio-da-Nova-Zelândia (Nestor notabilis) é, frequentemente, apelidado de “ave mais inteligente do mundo”. Agora, um grupo de cientistas descobriu que este animal tem um comportamento que só era conhecido em primatas: entender probabilidades.

Segundo o jornal ABC, a equipa da Universidade de Auckland treinou um grupo de aves para associar a cor preta a uma recompensa e o laranja a precisamente o contrário, tendo realizado de seguida três experimentos.

No primeiro, os investigadores introduziram fichas laranjas e pretas em dois jarros. Então, uma pessoa tirava uma peça dos dois jarros, de forma a que a ave não conseguisse ver o que estava em cada mão. Em mais da metade das ocasiões, os papagaios optavam pela mão que tinha escolhido o jarro com mais fichas pretas.

Depois, colocaram uma barra horizontal no centro de cada recipiente. Os papagaios percebiam a barreira física e concentravam-se na maior proporção de fichas pretas na parte superior, ignorando as restantes.

Por fim, fizeram um teste com duas pessoas: uma tirava sempre fichas pretas de um jarro, mesmo quando eram visíveis mais fichas laranjas; a outra tirava fichas de forma aleatória de um jarro que tinha mais fichas pretas do que laranjas.

Depois, ao observarem estas pessoas a tirar fichas de jarras com a mesma proporção de fichas pretas e laranjas, as aves escolhiam de forma consistente a pessoa que havia mostrado uma “tendência” para as fichas pretas.

“Anteriormente, apenas os humanos e os primatas se tinham mostrado capazes de uma verdadeira inferência estatística. Mostrar este tipo de processo cognitivo complexo num pássaro pode ajudar-nos a compreender a história evolutiva desta capacidade”, explicam os investigadores, cujo estudo foi publicado na revista científica Nature Communications.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.