Papa pede aos padres que não usem smartphones na missa

Angelo Carconi / EPA

O Papa Francisco, que no início do ano pediu aos fiéis que amassem a Bíblia tanto quanto amam os seus smartphones, está revoltado com o uso de dispositivos móveis por parte de padres e bispos durante a missa.

Segundo a Rádio do Vaticano, o Papa Francisco deixou claro que os padres e bispos não devem usar smartphones durante a missa. Acrescentou ainda que não devem tirar fotografias aos fiéis durante o ato religioso, porque “a missa não é um show“.

“Quando o padre diz: levantem os vossos corações ele não diz levantem os vossos telemóveis e tirem fotografias. É tão triste quando estou a celebrar uma missa aqui na basílica e vejo um monte de telemóveis a serem levantados pelos fiéis, pelos padres e pelos bispos”, disse o Papa.

Em 2014, o Papa Francisco advertiu para o problema de os jovens gastarem tempo demais com os seus smartphones, afirmando que essa gestão do tempo deveria ser feita com sabedoria.

No ano passado, Francisco pediu aos fiéis que largassem os dispositivos móveis, realçando que a felicidade não é uma app que se pode descarregar ou uma atualização para nos trazer alegria e amor.

O Papa Francisco continua a ser visto pelos fiéis como uma pessoa de mente aberta e humilde. E, apesar de ser contra o uso de telemóveis durante a missa, usa regularmente as rede sociais, contando com mais de 14 milhões de seguidores no Twitter e cerca de 5 milhões no Instagram.

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra pediu desculpa aos enfermeiros por lhes ter chamado "criminosos", diz Ordem

A ministra da Saúde, Marta Temido, pediu desculpas aos enfermeiros através da sua Bastonária, Ana Rita Cavaco, depois de ter considerado que negociar com estes profissionais seria como favorecer o "criminoso", avança a Ordem.  “Isso nem …

Preços regulados da luz descem mesmo 3,5% em janeiro

O preço da eletricidade no mercado regulado vai baixar a partir de 1 de janeiro de 2019. A ERSE aprovou uma redução das tarifas reguladas de eletricidade, que representa 1,58 euros numa fatura mensal de …

Enfermeiros dão trégua no Natal e reforçam equipas

Os sindicatos que convocaram "greve cirúrgica" recomendaram aos grevistas que se apresentem ao serviço na sexta-feira, dia 21, tendo em conta o fim de semana prolongado devido ao Natal e a tolerância de ponto dada …

Deputado do PS nega presença-fantasma no Parlamento, mas Facebook desmente-o

Há mais um caso de um deputado com uma presença-fantasma no Parlamento. Desta vez, é afectada a bancada do PS e o deputado Nuno Sá que nega não ter estado no plenário a 12 de …

Funcionários públicos passarão a ter inscrição automática na ADSE

A inscrição dos funcionários públicos na ADSE passará a ser feita de forma automática, em vez de partir da iniciativa dos trabalhadores. Segundo o Público, esta medida esteve em cima da mesa numa reunião entre o …

Os papagaios são os "seres humanos" do mundo dos pássaros (e a genética explica porquê)

O papagaio-comum está para as outras aves assim como o ser humano está para os demais primatas: vive mais e é mais inteligente. Isto pode ser evidente a "olho nu", mas até agora não se conhecia …

Greve dos bombeiros arranca esta terça-feira e dura até janeiro

Os bombeiros profissionais vão estar em greve de quarta-feira a 2 de janeiro, com os Sapadores de Lisboa a começar a paralisação já esta noite, contra as propostas do Governo sobre estatuto e aposentação. Em Lisboa …

José Mourinho despedido do Manchester United

O técnico português José Mourinho foi esta terça-feira despedido do comando técnico do Manchester United, informou o clube britânico. A demissão, anunciada através do Twitter oficial do clube, surge após a derrota (3-1) frente ao Liverpool …

Ghosn terá desviado dinheiro para comprar casas, férias e até batatas fritas

O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, terá usado verbas da empresas para fins pessoais, para pagar desde casas a férias, até pacotes de batatas fritas, concluiu uma nova investigação. Ghosn está detido e foi oficialmente …

Afinal, os tornados não se formam como os meteorologistas pensavam

Se imaginarmos um tornado a formar-se, pensamos numa nuvem em forma de funil a descer dos céus como se fosse um dedo malicioso a tocar na Terra. No entanto, este modelo "de cima para baixo" …