/

Panelas, buzinas e cornetas. As “armas” da Índia para combater uma praga de gafanhotos

Panelas, buzinas e cornetas são algumas das “armas” utilizadas pelas populações do norte da Índia para combater uma praga de gafanhotos que está a dizimar suas culturas. Cerca de 60 mil hectares de terrenos agrícolas foram destruídos.

À boleia da covid-19, que obrigou ao confinamento e ao encerramento de fronteiras, os pesticidas para controlo de insetos escasseiam agora no norte da Índia.

Para tentar controlar estes insetos e salvar as culturas, as populações foram aconselhadas a fazer barulho, recorrendo para isso a panelas, cornetas e buzinas, conta a RR, que precisa que este foi um conselho das autoridades locais.

Depois do aparecimento de milhares de gafanhotos no estado indiano de Rayastán, autoridades de várias regiões alertaram a população para tomar medidas.

“Foi publicado um aviso que diz que, no caso de um ataque de gafanhotos, os cidadãos reunir-se e bater em baterias, caixas de lata, fazer ruídos”, lê-se comunicado divulgado na passada quarta-feira pelo estado de Uttar Pradesh, segundo os média locais.

“Os agricultores foram aconselhados a pôr música alta para afugentar os insetos e salvar as suas colheitas”, disse Andra Vamsi, uma oficial do distrito de Jhansi.

Além dos esforços da população, a polícia e os serviços de emergência usam as sirenes dos seus veículos para fazer também ruído e ajudar a população.

Em declarações ao Times of India, o agricultor Sunil Konde disse que a medida funciona. O agricultor relatou que, quando avistou uma praga no se campo, pediu aos seus trabalhadores que fizessem barulho e, em quinze minutos, os insetos desapareceram.

Esta invasão de insetos na Índia é considerada uma das piores dos últimos 30 anos.

 

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.