/

Pandemia empurrou mais de 12 mil pessoas para o Rendimento Social de Inserção

1

Mário Cruz / Lusa

O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) tem aumentado à boleia da pandemia de covid-19, escreve o Público.

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta sexta-feira, em fevereiro havia 199.160 pessoas a receber este apoio, saltando este número, cinco meses depois, para 211.659 – ao todo, são mais 12.499 beneficiários.

Mais de um terço dos beneficiários são menores de 18 anos.

A pandemia e a consequente crise económica vieram a inverter tendência de descida no número de beneficiários desta prestação social destinada a pessoas em pobreza extrema, que se mantinha desde abril de 2018. O número de beneficiários registado em fevereiro era mesmo o valor mais baixo desde março de 2006, antes da crise da dívida

O mesmo jornal escreve que o desemprego, o aumento da severidade da pobreza, o subemprego e outras formas de trabalho precário podem explicar esta evolução acedente, bem como a flexibilização no acesso a este apoio promovida pelo Governo.

A flexibilização deste apoio pelo Executivo liderado por António Costa garantiu, por exemplo, a renovação da prestação em causa e adiou-se a verificação oficiosa da composição do agregado familiar e dos rendimentos.

De acordoa DGS sobre a situação epidemiológica, Portugal registou, desde o início da pandemia, 54.992 casos de infeção confirmados e 1.788 mortes.

Foram ainda consideradas recuperadas 40.264 pessoas.

ZAP //

1 Comment

  1. tanta terra para ser trabalhada e tanta gente a ganhar o que nao ‘e deles…. e uma vegonha de todo tamanho, existem areas que governo e privado poderiam trabalhar para bem comum…ora oferecer dinheiro para nao trabalhar …. onde isto vai parar…. a falencia, claro…. nao precisam comentar, porque tenho idade adulta e nunca me ofereceram nada tive de sair do pais para ganhar qq coisa…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.