Pancada na cabeça transforma adolescente em génio que toca 13 instrumentos

 

Lachlan Connors tem 13 anos e descobriu um invulgar talento depois de recuperado de várias pancadas na cabeça. Sem qualquer ligação ao mundo da música, o adolescente passou a conseguir tocar 13 instrumentos musicais sem precisar de qualquer ajuda.

O acidente aconteceu enquanto Connors praticava Lacrosse, um jogo colectivo com alguma popularidade nos EUA e no Canadá. Durante o jogo, o rapaz caiu batendo com muita força com a cabeça no chão. Recuperado na altura, Connors volta ao jogo e volta a sofrer mais lesões na cabeça, até que decidiram levá-lo para o hospital, onde chegou a ter alguns ataques epilépticos e alucinações.

Passado o período total de recuperação, o jovem passou a conseguir tocar instrumentos como guitarra, bandolim, piano, harmónica ou gaitas de foles sem que para isso precisasse de formação.

Segundo afirmações de Lachlan à BBC Radio 5, depois da recuperação, bastava-lhe pegar nos instrumentos para os conseguir tocar: “Eu passei a pegar em instrumentos que recebia de presente ou que estavam em casa de alguém durante alguma festa e, cinco ou dez minutos depois de brincar com eles, conseguia tocá-los”.

De acordo com afirmações do médico que acompanhou Connors na sua recuperação, Spyridon Papadopoulos, a capacidade de tocar instrumentos estaria já no cérebro do rapaz, tendo sido apenas activada pela ligação no cérebro que aconteceu na altura das pancadas.

Sendo ainda considerado um caso de mistério médico, e tendo a sua história sido comparada à de Chopin, pode dizer-se que Lachlan encontrou na música a sua grande vocação.

RC, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As pancadas funcionaram tipo o rufar de um tambor! Foi o chamado bombo da festa nesse jogo, em que apanhou tanta pancada seguida.
    Está explicado porque ficou a gostar de música 😀

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …