PAN apresenta projeto de lei para proibir touradas na RTP

O PAN apresentou um projeto de lei na Assembleia da República para proibir a RTP de transmitir touradas.

De acordo com o jornal i, o PAN argumenta que “a grande maioria dos portugueses já não se revê na prática de atos violentos e atentatórios da integridade física e bem-estar dos animais, como é o caso dos espetáculos tauromáquicos”.

Outro dos argumentos utilizados pelo PAN é que a transmissão de corrida de touros na televisão pública “revela desconsideração pelos direitos fundamentais das crianças”.

Esta terça-feira, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o provedor do Telespectador da RTP, Jaime Fernandes, afirmou que recebeu um total de 8.280 queixas – 55% do total de reparos feitos pelos telespectadores – contra a transmissão das corridas de touros.

No âmbito da apresentação do relatório de atividades de 2015, o provedor relatou aos deputados que “apesar das recomendações do provedor e do parecer explicitado nas emissões do Voz do Cidadão, de que não considera as corridas de touros um conteúdo de serviço público, a RTP exibiu em 2015 o mesmo número de touradas que transmitiu em 2014″.

Com o projeto do deputado André Silva, já entregue no Parlamento, o PAN pretende proibir todos “os programas suscetíveis de prejudicar manifesta, séria e gravemente a livre formação da personalidade de crianças e adolescentes, designadamente os que contenham pornografia e os que contenham violência explícita contra animais“.

O PAN apresentou ainda um projeto e lei para proibir que os menores de 18 anos possam participar em espetáculos tauromáquicos, como “artistas tauromáquicos e auxiliares”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Bravo. Não se pode é cair na hipocrisia e nos especismo como por exemplo nas Canárias serem proibidas Touradas – que nunca tiveram grande expressão – mas a luta de galos – local e típica – ser completamente aceite. Há que proibir a génese dos maus tratos a animais e não só a alguns, aos que fazemos festas, enquanto os que compramos ás postas ou em fatias no supermercado ficam marginalizados como objectos de consumo, coisas.

  2. Agradeço a todos os seres que têm compaixão daqueles que sofrem o abuso, por não saberem defender-se. Bem hajam as criaturas de amor, pois é o que precisamos. O meu muito obrigado a todos,

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …