PAN apresenta projeto de lei para proibir touradas na RTP

O PAN apresentou um projeto de lei na Assembleia da República para proibir a RTP de transmitir touradas.

De acordo com o jornal i, o PAN argumenta que “a grande maioria dos portugueses já não se revê na prática de atos violentos e atentatórios da integridade física e bem-estar dos animais, como é o caso dos espetáculos tauromáquicos”.

Outro dos argumentos utilizados pelo PAN é que a transmissão de corrida de touros na televisão pública “revela desconsideração pelos direitos fundamentais das crianças”.

Esta terça-feira, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o provedor do Telespectador da RTP, Jaime Fernandes, afirmou que recebeu um total de 8.280 queixas – 55% do total de reparos feitos pelos telespectadores – contra a transmissão das corridas de touros.

No âmbito da apresentação do relatório de atividades de 2015, o provedor relatou aos deputados que “apesar das recomendações do provedor e do parecer explicitado nas emissões do Voz do Cidadão, de que não considera as corridas de touros um conteúdo de serviço público, a RTP exibiu em 2015 o mesmo número de touradas que transmitiu em 2014″.

Com o projeto do deputado André Silva, já entregue no Parlamento, o PAN pretende proibir todos “os programas suscetíveis de prejudicar manifesta, séria e gravemente a livre formação da personalidade de crianças e adolescentes, designadamente os que contenham pornografia e os que contenham violência explícita contra animais“.

O PAN apresentou ainda um projeto e lei para proibir que os menores de 18 anos possam participar em espetáculos tauromáquicos, como “artistas tauromáquicos e auxiliares”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Bravo. Não se pode é cair na hipocrisia e nos especismo como por exemplo nas Canárias serem proibidas Touradas – que nunca tiveram grande expressão – mas a luta de galos – local e típica – ser completamente aceite. Há que proibir a génese dos maus tratos a animais e não só a alguns, aos que fazemos festas, enquanto os que compramos ás postas ou em fatias no supermercado ficam marginalizados como objectos de consumo, coisas.

  2. Agradeço a todos os seres que têm compaixão daqueles que sofrem o abuso, por não saberem defender-se. Bem hajam as criaturas de amor, pois é o que precisamos. O meu muito obrigado a todos,

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …