Os brasileiros do Palmeiras, treinados pelo português Abel Ferreira, foram afastados, este domingo, nas meias-finais do Mundial de clubes, no Qatar, ao perderem com os mexicanos do Tigres por 1-0.
Depois de ter bisado nos quartos de final, o internacional francês André-Pierre Gignac marcou aos 54 minutos, de grande penalidade, o único golo da partida, permitindo ao conjunto mexicano ser a primeira equipa da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas) a chegar à final.
Na final, na quinta-feira, o Tigres vai jogar com o vencedor do encontro entre os alemães do Bayern de Munique, que conquistaram a Liga dos Campeões, e os egípcios do Al Ahly, campeões africanos, marcado para esta segunda-feira.
No final da partida, o treinador português não escondeu o descontentamento e lamentou a falta de eficácia da sua equipa. “O problema é que muita gente não conhece os nossos adversários. Disse antes do jogo: tratava-se de uma equipa com muita qualidade individual, muita qualidade coletiva. Tivemos as nossas oportunidades, mas estes jogos são definidos por detalhes. Hoje um penálti fez a diferença. Vamos valorizar o que nós fizemos, mas vamos valorizar também o que o adversário fez. Tem muita qualidade individual. Infelizmente, hoje não fomos eficazes como costumamos ser”, disse Abel Ferreira, citado pelo jornal O Jogo.
Questionado pelos jornalistas sobre o seu futuro na equipa brasileira, o técnico português disse não saber, até porque não é “mágico”.
“Não sei, não sou mágico. Sei dizer que tenho uma equipa com margem para crescer. Neste tipo de jogo ganhámos experiência. Também temos de estar no máximo de concentração e performance. Sabemos que a equipa pode fazer melhor em performance individual. Chegámos aqui com mérito, temos uma mistura de jovens e jogadores experientes. Mas mais do que arranjar desculpas, temos que assumir que no geral o adversário foi ligeiramente melhor”, afirmou, acrescentando: “É preciso sentir a dor da derrota, mas é preciso seguir em frente e trabalhar mais e melhor. É assim que se fazem os campeões”.
O Palmeiras, que conquistou a Taça Libertadores no passado dia 31, volta a jogar na próxima quinta-feira, na disputa pelo terceiro lugar.
ZAP // Lusa