Palmeiras de Abel Ferreira destroça River e está com um pé na final da Libertadores

César Greco / Palmeiras

Abel Ferreira é treinador do Palmeiras.

O Palmeiras, comandado pelo treinador português Abel Ferreira, deu na terça-feira um passo de gigante rumo à final da Taça Libertadores em futebol, ao bater fora o River Plate por 3-0, na primeira mão das meias-finais.

Em Avellaneda, casa emprestada dos ‘milionários’, Rony (27 minutos), Luiz Adriano (47) e Matias Viña (62) apontaram os tentos do ‘verdão’, que procura o segundo título, depois do arrebatado em 1999, e a quinta final, repetindo também 1961, 1968 e 2000.

Os argentinos até começaram melhor e criaram as primeiras oportunidades, mas, aos 27 minutos, uma falha do guarda-redes Armani, um deficiente corte com os pés, deixou a bola para o remate colocado de Rony de pé direito, que deu vantagem aos brasileiros.

Em desvantagem, o River Plate, finalista vencido face ao Flamengo de Jorge Jesus em 2019 e vencedor da prova pela quarta vez em 2018, ‘desapareceu’ do jogo, que passou a ser controlado pelos brasileiros, mesmo com alguns ‘sustos’ pelo meio.

Nacho Fernández ainda ameaçou o empate, num livre à barra, aos 44 minutos, mas, no início da segunda parte, aos 47, Luiz Adriano fez o que quis de Rojas e correu isolado para a baliza do River, batendo sem problemas o desamparado Armani.

Aos 60 minutos, o ‘onze’ de Marcelo Gallardo ficou reduzido a 10 unidades, depois de uma agressão de Carrascal, de ‘cabeça perdida’, e, na sequência do respetivo livre, aos 62, o uruguaio Viña faturou de cabeça, servido por Gustavo Scarpa.

Na última meia hora, e mesmo com 10, o River tentou reduzir a desvantagem, mas, em contra-ataque, foi o Palmeiras que esteve mais perto do quarto, nomeadamente por Gabriel Menino, aos 85 minutos, e num falhanço escandaloso de Rafael Veiga, aos 86.

Eliminatória não está resolvida, alerta Abel

Apesar de se mostrar satisfeito com a vitória da sua equipa, Abel Ferreira advertiu que os brasileiros ainda não estão na final. “Eu tinha dito aos jogadores que, independentemente do resultado que conseguíssemos aqui, este jogo tinha duas mãos, ida e volta”.

Continuaremos focados. Temos esta vantagem, mas, assim como nós fizemos três golos aqui, é possível o River fazer três lá. Temos de estar alerta e preparados para fazer outro grande jogo”, disse Abel Ferreira no final da partida.

O encontro da segunda mão das meias-finais realiza-se na terça-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, onde o conjunto de Abel Ferreira até pode chegar à final do Maracanã, no Rio de Janeiro, a 30 de janeiro, perdendo por dois golos.

A 1.ª mão das meias-finais completa-se esta quarta-feira, com mais um confronto entre argentinos e brasileiros, no La Bombonera, em Buenos Aires, onde o Boca recebe o Santos.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …