/

Palmeiras de Abel Ferreira destroça River e está com um pé na final da Libertadores

César Greco / Palmeiras

Abel Ferreira é treinador do Palmeiras.

O Palmeiras, comandado pelo treinador português Abel Ferreira, deu na terça-feira um passo de gigante rumo à final da Taça Libertadores em futebol, ao bater fora o River Plate por 3-0, na primeira mão das meias-finais.

Em Avellaneda, casa emprestada dos ‘milionários’, Rony (27 minutos), Luiz Adriano (47) e Matias Viña (62) apontaram os tentos do ‘verdão’, que procura o segundo título, depois do arrebatado em 1999, e a quinta final, repetindo também 1961, 1968 e 2000.

Os argentinos até começaram melhor e criaram as primeiras oportunidades, mas, aos 27 minutos, uma falha do guarda-redes Armani, um deficiente corte com os pés, deixou a bola para o remate colocado de Rony de pé direito, que deu vantagem aos brasileiros.

Em desvantagem, o River Plate, finalista vencido face ao Flamengo de Jorge Jesus em 2019 e vencedor da prova pela quarta vez em 2018, ‘desapareceu’ do jogo, que passou a ser controlado pelos brasileiros, mesmo com alguns ‘sustos’ pelo meio.

Nacho Fernández ainda ameaçou o empate, num livre à barra, aos 44 minutos, mas, no início da segunda parte, aos 47, Luiz Adriano fez o que quis de Rojas e correu isolado para a baliza do River, batendo sem problemas o desamparado Armani.

Aos 60 minutos, o ‘onze’ de Marcelo Gallardo ficou reduzido a 10 unidades, depois de uma agressão de Carrascal, de ‘cabeça perdida’, e, na sequência do respetivo livre, aos 62, o uruguaio Viña faturou de cabeça, servido por Gustavo Scarpa.

Na última meia hora, e mesmo com 10, o River tentou reduzir a desvantagem, mas, em contra-ataque, foi o Palmeiras que esteve mais perto do quarto, nomeadamente por Gabriel Menino, aos 85 minutos, e num falhanço escandaloso de Rafael Veiga, aos 86.

Eliminatória não está resolvida, alerta Abel

Apesar de se mostrar satisfeito com a vitória da sua equipa, Abel Ferreira advertiu que os brasileiros ainda não estão na final. “Eu tinha dito aos jogadores que, independentemente do resultado que conseguíssemos aqui, este jogo tinha duas mãos, ida e volta”.

Continuaremos focados. Temos esta vantagem, mas, assim como nós fizemos três golos aqui, é possível o River fazer três lá. Temos de estar alerta e preparados para fazer outro grande jogo”, disse Abel Ferreira no final da partida.

O encontro da segunda mão das meias-finais realiza-se na terça-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, onde o conjunto de Abel Ferreira até pode chegar à final do Maracanã, no Rio de Janeiro, a 30 de janeiro, perdendo por dois golos.

A 1.ª mão das meias-finais completa-se esta quarta-feira, com mais um confronto entre argentinos e brasileiros, no La Bombonera, em Buenos Aires, onde o Boca recebe o Santos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.