Paleontólogos estimam o peso de um T-Rex

ScottRobertAnselmo / Wikimedia

Os espécimes de Tyrannosaurus rex pesavam aproximadamente sete toneladas, de acordo com uma investigação levada a cabo por cientistas australianos e canadianos que criaram um novo método para chegar a este valor.

No novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Biological Reviews, os cientistas frisam que o método pelo qual a massa de um dinossauro é calculada tem sido um assunto bastante discutido pelos especialistas, uma vez os ossos dos espécimes têm sido utilizados para determinar o seu tamanho mas não o seu peso.

“O tamanho o corpo, particularmente a massa corporal, determina quase todos os aspetos da vida de um animal, incluindo a sua dieta, reprodução e movimentos”, disse o líder da investigação, Nicolás E. Campione, citado pelo portal Phys.org.

“Se soubermos que temos uma boa estimativa da massa corporal de um dinossauro, teremos então um ponto forte de partida para estudar e compreender a sua vida”, disse.

Segundo o estudo, o emblemático “rei” dos dinossauros, extinto há 66 milhões de anos, pesava cerca de sete toneladas. A massa deste tipo de dinossauros poderia variar entre 5 a 10 toneladas, uma vez que os tiranossauros entra diferentes entre si.

Para chegar a este valor, a equipa liderado por Campione recolheu e analisou um extenso banco de dados com estimativas sobre a massa corporal de dinossauros que remontam a 1905, visando perceber se as diferentes abordagens para calcular a massa destes animais estão a esclarecer ou a complicar o trabalho científico.

O líder da investigação frisou que existem duas formas principais para calcular a massa de animais fossilizados: medindo e dimensionando os ossos em animais vivos e comparando-os depois com os dos dinossauros ou calcular o volume das reconstruções tridimensionais que se aproximam da aparência do animal da realidade.

Ambos os métodos têm base científica e tem dado origem a inúmeros estudos, alguns dos quais com resultados bastante diferentes: por exemplo, a estimativa de massa para o maior predador terrestre de sempre, o T-Rex, varia de três a 18 toneladas.

Os métodos “complementa-se”, disse ainda Campione, antes de concluir: “É apenas através do uso combinado destes métodos e através da compreensão dos seus limites e incertezas que podemos começar a revelar a vida destes e de outros animais extintos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …