/

Paleontólogos estimam o peso de um T-Rex

ScottRobertAnselmo / Wikimedia

Os espécimes de Tyrannosaurus rex pesavam aproximadamente sete toneladas, de acordo com uma investigação levada a cabo por cientistas australianos e canadianos que criaram um novo método para chegar a este valor.

No novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Biological Reviews, os cientistas frisam que o método pelo qual a massa de um dinossauro é calculada tem sido um assunto bastante discutido pelos especialistas, uma vez os ossos dos espécimes têm sido utilizados para determinar o seu tamanho mas não o seu peso.

“O tamanho o corpo, particularmente a massa corporal, determina quase todos os aspetos da vida de um animal, incluindo a sua dieta, reprodução e movimentos”, disse o líder da investigação, Nicolás E. Campione, citado pelo portal Phys.org.

“Se soubermos que temos uma boa estimativa da massa corporal de um dinossauro, teremos então um ponto forte de partida para estudar e compreender a sua vida”, disse.

Segundo o estudo, o emblemático “rei” dos dinossauros, extinto há 66 milhões de anos, pesava cerca de sete toneladas. A massa deste tipo de dinossauros poderia variar entre 5 a 10 toneladas, uma vez que os tiranossauros entra diferentes entre si.

Para chegar a este valor, a equipa liderado por Campione recolheu e analisou um extenso banco de dados com estimativas sobre a massa corporal de dinossauros que remontam a 1905, visando perceber se as diferentes abordagens para calcular a massa destes animais estão a esclarecer ou a complicar o trabalho científico.

O líder da investigação frisou que existem duas formas principais para calcular a massa de animais fossilizados: medindo e dimensionando os ossos em animais vivos e comparando-os depois com os dos dinossauros ou calcular o volume das reconstruções tridimensionais que se aproximam da aparência do animal da realidade.

Ambos os métodos têm base científica e tem dado origem a inúmeros estudos, alguns dos quais com resultados bastante diferentes: por exemplo, a estimativa de massa para o maior predador terrestre de sempre, o T-Rex, varia de três a 18 toneladas.

Os métodos “complementa-se”, disse ainda Campione, antes de concluir: “É apenas através do uso combinado destes métodos e através da compreensão dos seus limites e incertezas que podemos começar a revelar a vida destes e de outros animais extintos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.