Países escandinavos tornaram-se “centros de reprodução do terrorismo”, diz Erdogan

Tolga Bozoglu / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lamentou esta quarta-feira que os países escandinavos se tenham tornado “nada mais nada menos que um centro de reprodução do terrorismo”.

O chefe de Estado turco referiu que Ancara “deixou claras as suas condições” para que a Finlândia e a Suécia consigam finalizar a sua adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), incluindo o fim das atividades de organizações terroristas nos seus territórios e a deportação para a Turquia de suspeitos de terrorismo.

Na lista da Turquia estão o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), o Partido da União Democrática (PYD), as Unidades de Proteção popular e o FETO – nome com o qual a Turquia se refere ao movimento Hizmet do teólogo Fethullah Gulen. “Têm de devolvê-los”, disse Erdogan, citado pela Europa Press.

“Eles alimentam de tal forma essas organizações terroristas que até as levam para dentro dos seus próprios parlamentos, tal como um centro de reprodução. Se não cumprirem com as suas promessas, não será possível continuarmos a abordar positivamente a questão da adesão desses países [Finlândia e Suécia] à NATO”, continuou o líder turco.

“Quase todos os países escandinavos se tornaram centros de reprodução do terrorismo”, algo que também acontece na Alemanha, França, Holanda, Reino Unido e Itália, acrescentou, sublinhado que estes países não respondem às listas por si enviadas para a detenção de terroristas nos seus territórios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.