Países admitem criação de lotaria europeia do património

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Cultura, Graça Fonseca

A ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, disse esta terça-feira que os Estados-membros da União Europeia (UE) admitem a criação de uma lotaria europeia do património, como a que arranca hoje em Portugal, para angariar verbas para o setor cultural.

“A lotaria é um instrumento muito popular em vários países, como em França, e hoje, na reunião do Conselho, foi mesmo sugerida por diferentes Estados-membros a criação de uma lotaria europeia para o património e, portanto, o debate tem de ser feito e está a ser feito”, declarou a governante, falando aos jornalistas portugueses em Bruxelas.

Em declarações à margem de uma visita às obras dos artistas portugueses, expostas no edifício do Conselho, numa altura em que Portugal assume a presidência da UE, Graça Fonseca assinalou que, na reunião desta terça-feira dos ministros da Cultura da União, “foi feito um debate político sobre o património cultural e sobre a diversificação de fontes e mecanismos de financiamento”.

“Como dissemos sempre, […] é muito importante que os Estados procurem aumentar e diversificar o financiamento à reabilitação do nosso património cultural e este é um objetivo com que todos os Estados-membros concordam, como foi hoje evidente nesta discussão política, é algo que une os países”, observou Graça Fonseca.

Aludindo à iniciativa que arranca esta terça-feira em Portugal, a ministra da tutela notou que “a lotaria do património é um instrumento entre vários outros instrumentos que têm de ser realizados e que têm de ser testados para perceber o seu impacto”.

Além disso, “a lotaria do património é um instrumento que é muito popular em países como por exemplo França, onde, assim como muitos outros, se acredita que os cidadãos são capazes de tomar as suas próprias decisões”, reforçou.

Em causa está a lotaria instantânea do Património, que está disponível a partir desta terça-feira em Portugal, Dia Internacional dos Museus, e um ano depois do previsto, com o objetivo de angariar verbas para o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.

Com um valor facial de um euro, a “raspadinha” do Património vai ter um prémio máximo de 10 mil euros, segundo o Ministério da Cultura.

A Lotaria do Património Cultural, que chegou a ser anunciada para o ano passado, foi inscrita no Orçamento do Estado de 2021 para ajudar a responder a “necessidades de intervenção de salvaguarda e investimento”, em património classificado ou em vias de classificação, segundo as prioridades definidas pelo Governo para este ano.

Além de servir para angariar verbas que irão reforçar o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, segundo a ministra da Cultura, a Lotaria do Património Cultural tem também o objetivo de “envolver todos”.

Nestas declarações aos jornalistas, Graça Fonseca disse ainda que, no Conselho de Educação, Juventude, Cultura e Desporto de hoje, presencial, em Bruxelas, as obras portuguesas em exposição “foram muito elogiadas e tiveram muito impacto”, apesar de não serem acessíveis ao público em geral, devido à pandemia.

Durante o primeiro semestre de 2021, a sede do Conselho da UE está decorada com arte contemporânea portuguesa, e vários espaços com uma forte componente humanista e ambiental, que procuram inspirar a tomada de decisões.

No átrio principal do edifício, por exemplo, está patente uma obra coletiva na qual participam 20 artistas plásticos representativos da arte portuguesa contemporânea e urbana, como Vhils.

Notando que toda a programação cultural da presidência portuguesa está orçada em um 1,5 milhões de euros, Graça Fonseca adiantou aos jornalistas que exposições como esta em Bruxelas permitem investir em artistas portugueses “numa altura muito difícil”, e ainda “permitir a sua internacionalização”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas. Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se …

"Quero entender o que aconteceu comigo": Eriksen já reagiu ao colapso em campo

O internacional dinamarquês Christian Eriksen já reagiu à sua queda inanimada dentro do relvado, dizendo que está melhor e que quer entender o que aconteceu. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo …

Segunda tentativa. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no âmbito da Operação Marquês

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 76 anos, deverá começar a ser hoje julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros, no âmbito do processo Operação …

Partilha de publicação sobre recandidatura de Rui Moreira foi “erro de funcionária”

Autarquia portuense diz que publicação sobre recandidatura de Rui Moreira no site da Feira do Livro foi um erro já assumido por uma funcionária. Este domingo, o PSD-Porto acusou o independente Rui Moreira de “utilização de …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …